Inovação

Acesso ao Comprasnet deve crescer entre as MPE

Reunião realizada entre o Sebrae e o Ministério da Economia, nesta terça-feira (5), considerou a ferramenta inovadora

O primeiro balanço sobre o aplicativo Comprasnet Mobile, no dia 25 de janeiro, foi considerado positivo pelo Sebrae e o Ministério da Economia, que são parceiros na modernização do sistema de compras do governo federal. A ferramenta vai facilitar às micro e pequenas empresas o acesso mais rápido às oportunidades de negócio com o poder público. A avaliação foi feita nesta terça-feira (5), durante reunião entre os dois parceiros, quando também foram discutidas novas ações para o futuro. O App foi desenvolvido pelo Serpro.

Segundo o diretor de Logística do Ministério da Economia, Wesley Lira, há muito tempo a pasta vem discutindo e realizando parcerias com o Sebrae, principalmente na melhoria de um ambiente legal que fortaleça dos pequenos negócios. “Essa parceria tem foco no desenvolvimento de tecnologias. Foi assim que criamos o aplicativo”, lembrou Lira. Segundo ele, a tendência é ampliar os acordos de cooperação, como o que gerou a criação com App Comprasnet. “E isso só beneficiou o nosso principal cliente que são as empresas fornecedoras do governo”, acrescentou o diretor.

Atualmente, apenas 300 mil empresas estão cadastradas no Comprasnet, mas a expectativa é que o número seja ampliado rapidamente com a divulgação do App para as micro e pequenas empresas. “A tendência é atrair os pequenos negócios para o sistema”, afirmou a coordenadora do Projeto Compras Governamentais do Sebrae, Denise Donati. “A repercussão do lançamento do aplicativo está sendo muito boa”, assegurou o coordenador-geral do Comprasnet do ministério, Daniel Rogério. Ele afirmou que o protótipo ainda será mais detalhado para dar mais opções aos fornecedores.´

Segundo o secretário adjunto de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, a intenção do governo é aprimorar ainda mais o sistema de compras, como o pregão eletrônico quando se tratar de repasse e convênios entre a União, estados e municípios. Além disso, ele comentou sobre a necessidade de haver mais indicadores sobre os pequenos negócios no país. “É essencial que isto esteja na agenda de políticas públicas do Sebrae”, afirmou. De acordo com o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, João Marcos Amaral, a medida será uma das prioridades da instituição. “É uma preocupação do Sebrae ter dados qualificados para que possamos implementar essas políticas desde a ponta, que são os pequenos negócios”, afirmou Amaral.

Durante a reunião, foi confirmada a intenção das duas instituições em promover o 9º Fomenta Nacional, evento que aproxima compradores públicos de pequenos negócios fornecedores. A proposta inicial é realizar o encontro no segundo semestre

Funcionalidades do aplicativo

Central de Mensagens – Envia informações sobre o Comprasnet, novidades, avisos de manutenções programadas, lançamentos e orientações;
Filtros – Permite a configuração de filtros e o recebimento de avisos sobre as licitações publicadas no dia.
Licitações – Possibilita a visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item (ns) licitado (s), entre outros.
Download do Edital – Permite realizar o download do edital.
Compartilhar Licitações – Possibilita o envio das informações da licitação, contendo o link para visualizar os itens e realizar o download do edital, por e-mail e redes sociais.

 

Com ASN -Sebrae Nacional