Inovação

Com solução em geomarketing, startup paranaense cresceu dez vezes no último ano

Plataforma usa inteligência geográfica, segue pesquisas de experiência do usuário e conceitos da cartografia temática

Uma startup de Maringá, no Paraná, desenvolveu uma plataforma que ajuda empresas a encontrar oportunidades de mercado com base em informações sobre localização. Onde abrir novas unidades, onde focar esforços comerciais, para onde expandir, onde estão e quem são potenciais clientes em determinadas localidades são algumas das decisões que podem ser tomadas a partir de dados fornecidos pela empresa. 

O negócio foi fundado a partir do desejo de Mateus Felini, mestre na área de Geografia, de construir uma empresa de tecnologia. As vendas começaram em 2019, mas a decolagem da plataforma começou em julho de 2020, com o lançamento de uma nova versão. “Multiplicamos de tamanho. Considerando os últimos 12 meses, crescemos 10 vezes”, conta Felini, CEO da startup Siga, que hoje conta com dois sócios e 11 pessoas na equipe. 

Através da plataforma, os clientes conseguem observar a distribuição dos pontos de venda próprios e dos concorrentes, entender o perfil das cidades e verificar áreas de maior concentração e destaque conforme o ramo de atuação. Além disso, é possível descobrir as características predominantes na população que vive no entorno dos pontos mapeados e fazer filtragem com base no público-alvo. Há também a possibilidade de analisar a base de CNPJs do Brasil com dados socioeconômicos e encontrar empresas com potencial para fazer negócios. 

Mateus Felini, CEO da startup Siga

Para oferecer a solução, a startup usa inteligência geográfica, segue pesquisas de experiência do usuário e conceitos da cartografia temática, criando interfaces para atender demandas de empresas de portes diversos, de forma rápida e intuitiva. 

“Obtivemos cases cada vez mais relevantes, e as próprias indicações de um cliente para o outro geraram contratos maiores. Contamos com o apoio em um programa de aceleração, onde conseguimos melhorar o produto e conquistamos clientes importantes”, diz Felini. 

A startup foi acelerada pela Evoa, aceleradora de Maringá que conta com a parceria do Sebrae/PR. Felini diz que recebeu suporte a partir de consultorias, mentorias e outras atividades oferecidas no programa de aceleração. 

“A experiência com a Evoa e Sebrae foi muito importante para alcançarmos os resultados que estamos conquistando. Estamos recebendo uma rodada de investimento e temos intenção de crescer mais cinco vezes até o final de 2021”, projeta. 

Startup Top 10 

A Siga é uma das Startups Top 10, ação do Sebrae/PR que de acompanhamento e apoio ao longo do ano aos negócios considerados promissores no Paraná. Os participantes recebem mentorias, consultorias e serviços customizados para desenhar uma curva de crescimento para a empresa. 

O consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, destaca que a área de atuação da startup está alinhada ao objetivo do Sebrae/PR de fomentar a inovação aberta – quando existe colaboração entre empresas, indivíduos, órgãos públicos e outros atores na criação de produtos e serviços. 

“Fomentamos conexões. Os grandes negócios precisam se reinventar e encontram nas startups de tecnologia oportunidade de serem mais competitivas. Aí entra a Siga, permitindo que as empresas sejam mais inteligentes e trazendo ganhos para o mercado como um todo”, diz o consultor.

 

Contato para imprensa:

Telefones: (44) 99882-1525 | (44) 98820-7083 | (41) 33305895