Mercado

Dia das Crianças é oportunidade de movimentar vendas em diversas atividades

Especialista diz que mesmo aqueles negócios que não estão diretamente ligados à data, podem se beneficiar com estratégias de venda e fidelização de clientes

Próximo do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, a data promete movimentar as vendas do varejo, especialmente com o avanço da vacinação contra o coronavírus. Espontaneamente, os setores que mais vendem nesse período são os de brinquedos, roupas, calçados, games e doces. No entanto, há uma tendência, já popularizada fora do Brasil, que tem ganhado cada vez mais força no país, principalmente em datas comemorativas: o cross-selling. 

A técnica consiste em oferecer uma experiência cada vez mais completa ao cliente, seja de forma direta ou indireta. O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, explica: “Imagine que você tem um restaurante e ao vender o almoço para as famílias na semana do Dia das Crianças as pessoas ganhem desconto em uma loja de brinquedos parceira. Ou que você tenha uma loja de bicicletas, e nesse período comemorativo, ofereça condições especiais para quem levar, além da bike, os acessórios como capacetes, joelheiras. Temos aí um exemplo indireto e outro direto dessa modalidade de vendas que pode ser aplicada em qualquer negócio”, ilustra. 

Para se ter uma ideia, o Paraná tem 31.165 lojas de brinquedo. No geral, a maioria delas possuem atividades complementares, sendo que 56% disponibiliza itens de vestuário e acessórios, 33% souvenires, bijuterias e artesanatos. Apenas 3% dos estabelecimentos atuam apenas com esse tipo de atividade. A idade média desse tipo de comércio é de 12 anos e representa 1,79% das empresas do Estado. Mesmo durante a pandemia, 2.620 novas empresas do setor foram abertas no Paraná, o que levou ao crescimento de 4,96%. Hoje, 95% são micro e pequenos negócios, sendo 40,8% deles microempreendedores individuais. Em todo o País, são mais de 360 mil lojas de brinquedos ativas, setor que registrou crescimento de 16,11% nos últimos cinco anos. 

O Dia das Crianças carrega ainda o título de um dos maiores tickets-médio entre as datas comemorativas do mercado. Por isso, Enio ressalta a importância de se preparar para a comemoração, mesmo que seu negócio não seja diretamente ligado aos setores que mais movimentam. “O valor médio gasto por pessoa nesse período gira em torno de R$ 140 a R$ 200, as crianças são presentadas por tios, avós, amigos, madrinhas. A criação de alguma iniciativa que remeta à data é muito importante para a relação com o cliente. Pode ser uma playlist infantil, um cardápio especial, nomes criativos para os produtos e serviços”, recomenda. 

Confira a seguir cinco dicas para o Dia das Crianças:

 

1 – Passe segurança aos clientes e colaboradores

A pandemia não acabou. Nem todas as pessoas estão vacinadas e o vírus continua circulando. Se prepare para receber o seu cliente com todos os cuidados necessários, oriente os colaboradores para uso de máscara, espalhe álcool gel pelo estabelecimento e tapetes higiênicos. Comunicados educativos também são fundamentais. 

2- Invista na experiência do cliente

Além do produto ou serviço, é primordial que seja entregue algum valor com sua marca. O Dia das Crianças pode ser celebrado mesmo se o seu negócio não tem engajamento com a data. Encante seu cliente com músicas divertidas, um cardápio diferenciado, um espaço para brincadeiras infantis, qualquer ação que lembre a data. 

3- Tenha pluralidade nas formas de pagamento

Ofereça todas as facilidades para o pagamento. Aceite cartão, pix, transferências, boletos e dinheiro. Ainda há muitas pessoas com receio de sair de casa e que optam por comprar online. Essa variedade é decisiva no processo de compra. 

4- Seja cuidadoso na entrega

Além de comprar presentes, no Dia das Crianças as pessoas devem se reunir, comer uma torta, uma rodada de pizza, de hambúrguer, portanto, os serviços de delivery da empresa devem estar bem afinados. A pessoa que fará a entrega deve ser carismática e portar todos os itens de segurança. 

Os produtos precisam ser embalados de maneira que sua integridade e a pontualidade na entrega sejam inquestionáveis. Um mimo como um recadinho, um pirulito, um bombom, um brinde final também fazem toda diferença no encantamento ao cliente. Ele irá lembrar do seu negócio em outro momento. Acredite! 

5- Use e abuse da sua presença digital

Aproveite todo o relacionamento construído com seus clientes e mostre que o seu negócio se importa e celebra a data. Faça publicações, promova interações e impulsione posts comemorativos. Lembre-se, sua marca deve entregar valores positivos, muitas experiências de compra começam nas redes sociais.