Cooperação

Parceria entre Cresol e Sebrae acelera novos negócios no sudoeste do PR

Programa de pré-aceleração reúne oito novas soluções originadas de atividades do InMove

O Programa InMove, resultado da parceria entre a cooperativa de crédito Cresol e o Sebrae/PR no sudoeste do Estado, iniciou uma nova etapa, com o programa de pré-aceleração. Oito soluções, a maioria relacionada ao agronegócio, foram integradas à ação, que começou no dia 29 de março. O cronograma terá atividades durante oito semanas, em que as equipes participarão de consultorias e mentorias para a melhoria das ideias.

 Gerson Preilipper, coordenador do programa de Empreendedorismo da Cresol, relata que as equipes contarão com o suporte de mentores especializados e também de cooperados durante os processos.

 “Teremos a participação de produtores rurais e também de laticínios parceiros. A intenção é propiciar o surgimento de inovações que possam auxiliar a cadeia do agronegócio e também de soluções internas para a Cresol”, justifica Preilipper.

 Cerca de 90% das atividades do programa de pré-aceleração serão realizadas de forma remota, em função da pandemia. Ao final das oito semanas, as três melhores soluções serão selecionadas para a fase de aceleração, entre agosto e dezembro deste ano. Todos os produtos desenvolvidos poderão ser adquiridos pela cooperativa de crédito ou indicados para os cooperados e parceiros. A Cresol também disponibilizará as soluções para o ecossistema de inovação do sudoeste do Paraná.

 “O apoio ao nascimento ou consolidação de novas empresas com o DNA da inovação é uma fase importante do programa. As iniciativas serão parte do fomento do ecossistema de inovação do Sudoeste, contribuindo e consolidando o uso da inovação para a melhoria da performance das nossas empresas”, considera a consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin.

 Novo negócio

A Azagros, startup de Dois Vizinhos, é uma das equipes selecionadas para o programa de pré-aceleração. Durante o IdeaLab, em fevereiro passado, após dinâmica com representantes da Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas (Apropal), os integrantes da empresa, que já desenvolvia produtos para a gestão técnica da agricultura convencional, vislumbraram um novo nicho de mercado.

 “Em conversas, ficamos conhecendo as dificuldades e desafios dos produtores para obter e manter a certificação e na gestão dos processos da produção orgânica”, conta Marcos Nonemacher, sócio da Azagros.

 Assim, surgiu o Azagros Organic, que está na pré-aceleração. “O programa conta com a metodologia do Sebrae, que tem experiência de muito tempo em colaborar com as startups, e agora com a Cresol, um novo integrante do ecossistema que traz apoio institucional e investimentos. É uma iniciativa nova, que dará muitos frutos”, prevê Nonemacher.

InMove

O programa realizado pela Cresol e o Sebrae/PR foi idealizado para engajar lideranças da cooperativa de crédito, clientes e parceiros para colaborar, coletar, testar e validar novas ideias e apresentar novos produtos ao mercado. Por meio de metodologia colaborativa, o InMove trabalha a inovação aberta, com a integração da comunidade empresarial com o ecossistema de inovação do sudoeste do Paraná. Outra meta do programa é incentivar a inovação empresarial, buscando a cultura inovadora das empresas e modificando antigas fórmulas, relações e mentalidade para a nova economia.

 Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (46) 99912-9002 | (41) 3330-5895 | (41) 99232-0502

www.pr.agenciasebrae.com.br