Inovação

Empreende Week começa na próxima quarta-feira, com programação online

Estão previstas live com Cid Cidoso, palestras, oficinas, talks e maratona de programação

O Empreende Week, que ocorre em Campo Mourão, terá sua segunda edição em formato digital, a partir de quarta-feira (29) até domingo (3 de outubro). O evento chega à sua 5ª edição, com o objetivo de promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo junto ao público de estudantes, empresários e demais interessados em inovação. A participação é gratuita. 

A iniciativa é do Sebrae/PR, Prefeitura de Campo Mourão, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) de Campo Mourão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

O consultor do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, comenta que um dos focos do evento é gerar uma cultura de inovação e empreendedorismo no município. “O Empreende Week nasceu para promover uma sensibilização, um aculturamento acerca das temáticas relacionadas à inovação. Tem mais importância neste momento, em que é preciso encontrar soluções para novos problemas”, diz o consultor. 

A programação conta com oficinas, bate-papo, talk shows e palestras, além de maratona de programação. Entre as principais atividades, na sexta-feira (1º de outubro) será realizada uma palestra com Mauricio Cid, o Cid Cidoso. Ele é youtuber e criador do blog Não Salvo. 

O presidente do Sindimetal de Campo Mourão, Fernando Yukio Mizote, ressalta a expectativa de contribuir para fortalecer as incubadoras, pré-incubadoras e outras instituições de fomento ao empreendedorismo e inovação na cidade. “Já temos instituições que contemplam diversos perfis de empreendedores. Há um direcionamento, conforme o projeto, para uma delas. No médio e longo prazo, esperamos ampliar as possibilidades.”

A agenda da quarta (29) começa às 19h. Na quinta (30), as atividades serão iniciadas às 18 horas. E na sexta (1º de outubro), o encontro está marcado para começar às 15h30. A programação completa, inscrições e outras informações estão disponíveis no site empreendeweek.com.br e nas redes sociais do evento (@empreendeweek).

Hackathon da NASA 

No sábado e domingo (2 e 3 de outubro), será realizada a maratona de programação, ou hackathon, Space Apps Challenge. Trata-se de uma atividade online organizada pela NASA, a agência espacial norte-americana. O evento ocorre simultaneamente em 87 países e é voltado para artistas, designers, engenheiros, empreendedores, pesquisadores e estudantes de todas as áreas, de qualquer localidade. A atividade conta com a parceria do Sebrae/PR, Prefeitura de Campo Mourão e Idea 5. Inscrições gratuitas pelo empreendeweek.com.br.

O objetivo é que os participantes criem soluções inovadoras para resolver problemas do mundo, podendo utilizar dados abertos da NASA e de outras nove agências espaciais, inclusive a brasileira. Para participar, é preciso formar equipes dispostas a se dedicar a criar soluções em um período de 48 horas. A solução ganhadora da edição de Campo Mourão será selecionada para a etapa global, que dará ao vencedor o direito de visitar a NASA.  

Na edição de 2020 do Space Apps Challenge, que está completando dez anos, 26 mil pessoas de diversos países desenvolveram novos produtos ou serviços, conforme os desafios propostos pela NASA. O primeiro teve a participação de 2 mil pessoas, em 17 países. O evento cresceu em decorrência da pandemia, com mais de 40 mil participantes, em mais de 80 países, engajados em soluções para causas como a covid-19.

 

Contato para imprensa:

Telefones: (44) 99882-1525 | (44) 98820-7083 | (41) 33305895