Capacitação

Evento empresarial promove conhecimento e networking no sudoeste do Paraná

Digital, o Conexões Empresariais abordará temas com empreendedorismo, crédito, liderança, comércio digital e terá rodada de negócios

De 18 a 20 de outubro, será realizada a primeira edição do Conexões Empresariais, evento com conteúdos direcionados para empreendedores, empresários e colaboradores, com realização da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná), Sebrae/PR, Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera e as 36 associações empresariais da região. 

O ingresso, que dá direito a participar dos três dias, custa R$ 15,00 por pessoa para associados e R$ 30,00 por pessoa para não associados. Os interessados devem procurar a associação empresarial dos respectivos municípios. A expectativa dos organizadores é de que mais de mil pessoas se inscrevam. A jornada conta com o apoio da Cresol. 

A programação se desenvolverá entre 16h e 20h, em todos os dias. No dia 18, haverá painel sobre Educação Empreendedora, mediado por Claudineia Cabral, consultora do Sebrae/PR, e com Kátia Fritzen, do grupo Educação e do canal Faça Acontecer no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC3Xsix3AO6b1qslsyU4lQXw/featured) e Juarez Siedlecki Andrade, presidente da ACIAR - Realeza. Também estão confirmadas oficinas sobre "Como vender meu negócio", com Hector Cabral, e de treinamento de comunicação, com a fonoaudióloga Cida Stier, referência nacional na preparação de jornalistas, profissionais liberais, empresários e executivos. Para fechar o primeiro dia, palestra motivacional com o Professor Liévore. 

No dia 19, a programação começa com rodada de negócios, seguida de conteúdos sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), com Caroline Taborda, coordenadora jurídica da Faciap. Em seguida, Cezar Augusto de Lima Choptian falará sobre vendas online. Guga Stocco (stocco.org), cofundador do Banco Original (o primeiro digital do Brasil) e especialista em inovação e tecnologia, faz a palestra final, sobre inovação no associativismo. 

A programação do dia 20 começa com painéis, o primeiro sobre acesso ao crédito, com Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, e Edilberto Minski, vice-presidente da Cacispar e também vice da SGC GarantiSudoeeste. O segundo, sobre economia, terá as participações de Fernando Moraes (presidente da Faciap e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR), Vitor Tioqueta (diretor-superintendente do Sebrae/PR), Cesar Giovani Colini (gerente da Regional Sul do Sebrae/PR) e Roberto Elias da Silva, presidente da ACEPB – Pato Branco. O terceiro, sobre liderança, será comandado por Maria Auria Mulhmann, consultora do Sebrae/PR, com as participações de Rosângela Angonese, coordenadora estadual de Liderança do Sebrae/PR, e Raquel Schwab, presidente da Ascoagrin - Fronteira. A palestra magna com Roberto Padovani, economista-chefe do Banco Votorantim, encerra o evento. 

O presidente da Cacispar, Paulo Sérgio Bueno, destaca que o evento seguirá no modelo digital. 

“Os conteúdos foram trabalhados a partir de uma pesquisa realizada com empresários da região. A programação inclui empresários e colaboradores, com temas como vendas, LGPD, protagonismo nos negócios, liderança e cenário econômico”, comenta Paulo. 

Para Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, e que estará em painel no último dia de evento, a soma de esforços com a Cacispar, Comitê La Frontera e associações empresariais objetiva mostrar as tendências do cenário pós-pandemia. 

“É uma aliança estratégica formada com o propósito de conectar os empresários e seus colaboradores à nova conjuntura econômica”, frisa Cesar Colini.