Maringá

Evento de Foodservice auxilia setor a planejar ações no noroeste do Paraná

Provido pelo Sebrae/PR e Abrasel Noroeste, simpósio discutiu tendências e necessidades dos consumidores

O paranaense do interior come fora de casa, atualmente, quatro vezes por semana. Como ocorre com os brasileiros em geral, nessa hora é influenciado pela memória afetiva e pela preocupação com a saúde e bem-estar, entre outros fatores. As informações são da Hibou Monitoramento de Mercado, que entrevistou 432 pessoas em diferentes cidades do interior do Paraná, e foram apresentadas aos participantes do 4º Simpósio Foodservice realizado em Maringá, na quinta-feira (24).   

O evento, realizado pelo Sebrae/PR e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Noroeste), reuniu mais de 200 empreendedores e profissionais do setor de foodservice, que acompanharam palestras sobre experiência de consumo e tendência, além de detalhes sobre a reforma trabalhista. 

Ligia Mello, diretora da Hibou, destacou que o setor precisa levar em conta que os consumidores estão mais preocupados em fazer uma alimentação saudável. No interior do Paraná, por exemplo, 35% dos consumidores consideraram que não comem bem no café da manhã, apontando que poderiam incluir frutas. 

Ligia ressaltou, ainda, o papel da memória afetiva no serviço de alimentação fora de casa. “Os consumidores lembram do tempero da avó, da família. Proporcionar essas lembranças no consumo da comida gera confiança nas pessoas”, pontuou. 

Os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre a reforma trabalhista. O tema “Como aumentar a motivação e o engajamento do colaborador no novo cenário da lei 13.467/17” foi abordado por um dos autores da proposta, o juiz Marlos Melek. 

Com base na nova legislação, o juiz destacou as premiações como para estimular as equipes. “Hoje, os empresários podem premiar os trabalhadores que apresentarem rendimento acima do ordinário, sem que isso gere encargos trabalhistas”, explicou o juiz. 

A gerente de uma cervejaria artesanal, Joice Eloiza de Paula Souza, conta que desde que a empresa inaugurou em Maringá, há poucos meses, havia dúvidas sobre a implementação do banco de horas. “Conseguimos esclarecer o que precisávamos e vamos iniciar o banco de horas de forma correta”, comentou. 

Para a gerente de um restaurante português, Vera Monica da Silva Lima, ficou o reforço de que trabalhar a memória a afetiva por meio da comida é uma forma de conversar mais de perto com os clientes. “Fazemos um arroz só com banha de porco já pensando nessa questão, na lembrança que as pessoas têm de uma boa comida. Para falar a linguagem do cliente, é preciso criar e renovar considerando essa característica de consumo”, disse. 

Além das palestras, o público participou de talk-show e rodada de networking. “Conhecemos vários serviços diferentes. Durante a rodada, me interessou um modelo especializado em limpeza e organização de cozinhas”, contou Vera. 

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patricia Valente Santini, desenvolver um olhar apurado sobre as necessidades dos consumidores é fundamental para aproveitar oportunidades. “O propósito foi estimular modelos de negócios ágeis, que sejam adaptáveis para acompanhar as mudanças que vêm acontecendo”, frisou a consultora. 

A presidente da Abrasel Noroeste do Paraná, de Deborah Kemmer, ressaltou a preocupação do setor em melhorar os produtos e serviços oferecidos. “É o quarto ano que nos mobilizamos. Temos de nos reinventar sempre, por isso a realização de um evento como esse, que se propôs a apresentar tendências e novidades”, exemplifica. 

O Simpósio contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Empreender, Prefeitura de Maringá, Turismo Maringá, Rede de Turismo Regional (Retur) e Maringá e Região Convention e Visitors Bureau. O evento teve como media partner a Massa FM e a Coopercard, Raffinato, Wi-Fire, Saveat, Maringá Park e Sicredi como patrocinadores.

  
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