Ambiente

Força-tarefa apresenta 12 propostas para a retomada da economia, em Ivaiporã

Plano de Retomada da Economia, conduzido pelo Sebrae/PR com apoio de diversas entidades, foi entregue à prefeitura neste mês

O Sebrae/PR entregou, neste mês, o relatório final do Plano de Retomada da Economia à Prefeitura de Ivaiporã, com os impactos e propostas para a recuperação das micro e pequenas empresas da cidade. O documento consolida o trabalho de uma força-tarefa, integrada por diversas entidades e poder público, e lista 12 soluções que passam por temas como comércio, associativismo, compras públicas, acesso a crédito, geração de emprego e renda, inovação. As ações serão colocadas em prática no início de 2022. 

Por meio do Programa Retomada da Economia, o Sebrae/PR viabilizou consultorias e pesquisas junto a empresários e líderes municipais para buscar informações atualizadas para a construção das ações para a retomada econômica dos municípios. O objetivo foi avaliar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 e formatar um plano de ação para acelerar o processo de retomada econômica das empresas, gerando emprego e renda e resgatando a autoestima da população. 

A consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa Katto, explica que os estudos apresentaram a situação dos indicadores socioeconômicos e empresariais do município, com comparações sobre o antes e depois da pandemia, assim como a realidade das finanças municipais no período e a contribuição dos programas federais de apoio ao município e à população. 

Também foi feita uma pesquisa junto aos empresários, que contemplou os mais variados ramos de atividades e porte de empresas, e que identificou os principais impactos da pandemia e perspectivas futuras do ambiente empresarial. “Cada tema dos estudos e pesquisa foi apresentado e debatido com um grupo de lideranças políticas e empresariais, identificado como força-tarefa, que fundamentou a elaboração do plano de ação”, afirma Joelma. 

O relatório entregue à Prefeitura de Ivaiporã, neste mês, aponta como impactos a diminuição do emprego e do orçamento familiar; dificuldade no acesso a crédito; atuação limitada da Sala do Empreendedor; desconhecimento e falta de estímulo à participação de pequenos negócios nas compras públicas; baixa aplicação da inovação tecnológica pelas empresas; baixa adesão ao associativismo empresarial; aumento nos custos no setor de hortifrúti; baixa sinergia dos negócios locais; entre outros. 

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Serviços, Agronegócios, Tecnologia e Inovação de Ivaiporã, Alex Fonseca, comemora a iniciativa do Sebrae/PR da constituição da força-tarefa, que reúne poder público e entidades privadas, para o desenvolvimento do plano de ação. “Para o cumprimento das 12 metas, dividimos a força-tarefa em 4 subgrupos e cada um pegou quatro metas, que serão trabalhadas simultaneamente durante três a quatro meses. Até o fim de 2022 cumpriremos todas elas”, explica.

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (43) 99917-7751 - (41) 3330-5895