Lean Construction

Metodologia que otimiza recurso na construção civil atrai empreendedores

Para as construtoras, o Lean Construction satisfaz o cliente, reduz os custos das obras e maximiza resultados, aliando técnicas financeiras e sustentáveis

O setor da construção civil em Maringá e região é um dos com maior destaque na economia local e nos projetos de atuação do Sebrae/PR. Em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Noroeste Estado do Paraná (Sinduscon-NorPR), as entidades promoveram, nesta quinta-feira, dia 29, para empresários e profissionais da área, uma palestra que visa incentivar e profissionalizar a metodologia Lean Construction, que reduz desperdícios e otimiza dos resultados das empresas.

 O Lean Construction, que significa construção enxuta, em inglês, é um conjunto de ações que, quando implantadas nas obras, geram melhorias contínuas em busca de diminuição de desperdícios de materiais, de transportes, excesso de trabalhos manuais, por exemplo, que gerem resultados tanto financeiros como sustentáveis na gestão e execução das construções. 

O consultor especialista em gestão estratégica de processos, Elipídio Costa, apresentou em detalhes como funciona e quais resultados a metodologia pode gerar após a sua implantação. “O Lean vem para, basicamente, eliminar ou minimizar desperdícios e atividades que não agregam valor ao produto e ao cliente. É um conjunto que técnicas e ferramentas que ao ser implementada e cultivada por toda a equipe gera lucro para a organização”, afirmou o palestrante. 

Em resultados práticos, a metodologia pode resultar em 30% a mais na qualidade dos serviços prestados e no aumento da produtividade da equipe interna, reduzir o prazo de entrega final da obra em até 40%, diminuição de 20% no inventário total do projeto e na área ocupada durante o processo de construção. “Tudo isso pode se tornar realidade para aquela empresa que entende esta filosofia do Lean, em que, desde o dono, passando por todos os níveis hierárquicos de funcionários, estão alinhados a este novo comportamento de trabalho”, explicou Elipídio. 

De acordo com Luiz Carlos da Silva, gerente regional do Sebrae/PR, no atual momento econômico do país é imprescindível agregar valor e reduzir o desperdício. “O Lean Construction nos ajudará alcançar isso e ainda a elevar o nível de competitividade das empresas. Esta foi uma primeira ação de apresentação das ferramentas. No próximo ano, intensificaremos estas e outras ações para fortalecer ainda mais o setor”, frisou. 

Para ilustrar de maneira prática o processo de implantação do Lean Construction, Leonardo Fabian, gerente regional da construtora Plaenge, apresentou quais foram os passos da metodologia que há três anos é realidade em obras de Maringá e Londrina. “Primeiramente, o empresário precisa identificar qual é o objetivo que a empresa busca atingir com o Lean, depois começa a etapa de mapeamento de todos os processos internos para entender onde acontecem os desperdícios. Então, são criados fluxos de trabalho e padronização de processos que são pensados estrategicamente para conter os desperdícios”, relatou o empresário. 

Na empresa de Fabian, o Lean Construction é um dos pilares que sustentam a organização, estando sob a responsabilidade de um setor de desenvolvimento, que está diretamente ligado a alta diretora da empresa. “Já colhemos bons frutos e as avaliações são bem positivas, conquistamos muitos benefícios como retornos financeiros e aumento da produtividade das equipes”, salientou. 

De olho na oportunidade

Claudiomar Sandri, empresário do setor de imobiliária e construção civil, participou da palestra com a intenção de conhecer o funcionamento prático e os resultados que o Lean Construction traz as obras. Ele garante que o que viu o estimulou a apostar na metodologia. “Foi uma grande oportunidade de entender os detalhes e percebo que o Lean só agregará qualidade e eficiência e que preciso investir nesta forma de trabalhar. Hoje tempo e desperdício é dinheiro”, garantiu o empreendedor maringaense.

  

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa - empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Camila Cabau
(44) 8820-7083
| (44)9944-6418 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Coordenação - Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035-5669|9602-7541
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR (41) 3330-5895

Tags: construção civil