Desenvolvimento

Microempreendedores de Maringá concluem capacitações em busca de crescimento

Cursos em finanças, planejamento, vendas e marketing digital integraram programação

A Sala do Empreendedor de Maringá realizou, nesta quarta-feira (11), o encerramento do programa Desenvolve MEI, que teve a participação de 23 microempreendedores individuais. Nos últimos quatro meses, a turma participou de atividades focadas na aceleração dos negócios. O Desenvolve MEI é realizado, gratuitamente, pela Prefeitura de Maringá, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae/PR.  O programa ofertou cursos nas áreas de finanças, licitações, planejamento, liderança, competitividade, vendas e marketing digital.   

A necessidade de uma comunicação objetiva na internet foi um dos aprendizados obtidos por Silvia Moraes Marcelino, que atua no segmento de estética há oito meses. “Estamos batalhando nesse começo, mas durante o programa notei que com uma linguagem simples e objetiva nas redes sociais, conquistamos mais atenção e clientes”, relatou a empreendedora, que já programa para 2020 a expansão dos serviços para o público masculino. 

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, falou sobre o papel dos órgãos públicos e entidades na promoção do desenvolvimento de negócios. “Os microempreendedores mostram força diante de burocracias e outros entraves. É preciso oferecer condições para que possam avançar, crescer e gerar emprego e renda”, frisou. 

Além de oferecer conhecimento em diversas áreas, o Desenvolve MEI possibilita novas conexões, contribuindo para a evolução dos microempreendedores. “Ser pequeno não é desvantagem. O problema é viver isolado. Esse movimento de conexão realizado pelos participantes do programa, abre portas e outras possibilidades”, destacou o gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva. 

A consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira, ressaltou que os microempreendedores foram estimulados a buscar aprimoramento contínuo. “Atualização e inovação em produtos e serviços são necessidades que não acabam.” 

Segundo a empreendedora Lidiamara Rinaldi, que presta serviços de beleza, novos cursos para o próximo ano estão no radar. “Conhecimento de qualidade é importante para ter assertividade desde as finanças até a oferta de novidades. É preciso estar sempre em movimento”, disse. 

O Desenvolve MEI contou com o apoio do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Incubadora Tecnológica e Unicesumar.

 

Contato para imprensa:
Fernanda Bertola – (44) 99882-1525 / (44) 98820-7083