Cenário

Pesquisa vai analisar impacto da pandemia na economia de Ivaiporã

Levantamento integra a primeira etapa do Plano de Retomada da Economia, desenvolvido pela Prefeitura e o Sebrae/PR

Uma pesquisa sobre os impactos econômicos da Covid-19 nas empresas será a primeira ação do Plano de Retomada da Economia desenvolvido pela Prefeitura de Ivaiporã em parceria com o Sebrae/PR. O objetivo é levantar informações sobre os principais setores afetados pela crise para criar um planejamento mais ágil e assertivo da recuperação dos negócios. O setor produtivo e sociedade civil organizada integram a força-tarefa. 

O levantamento terá início nesta segunda-feira (3) e vai até 14 de maio. Serão ouvidas 391 empresas de Ivaiporã, de diferentes setores, divididas entre micro e pequenas, médias e grandes, além de microempreendedores individuais. Hoje, a cidade conta com cerca de 3,5 mil negócios ativos em 31 segmentos econômicos. 

Os empresários serão convidados a responder questões relacionadas aos impactos causados pela pandemia, os procedimentos adotados para superar a crise, evolução no faturamento, negociação com fornecedores, acesso a crédito e empréstimos, índice de inadimplência, emprego, entre outros. A estimativa é que os participantes levem 9 minutos para responder todas as perguntas por meio de um formulário online. 

A pesquisa possui base estatística, margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%. A consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa Katto, explica que os resultados vão auxiliar a força-tarefa a definir as prioridades e tomadas de decisão. 

 “O levantamento vai possibilitar a elaboração de um plano de retomada mais assertivo, para que possamos apoiar a economia de Ivaiporã e impulsionar um novo ciclo de crescimento econômico”, afirma. 

A expectativa é que as ações desenhadas pelo Plano de Retomada da Economia, nos próximos quatro meses, resultem na geração de mais empregos, atração de investimentos e aumento da arrecadação de impostos para o município. As atividades para o enfrentamento dos problemas serão articuladas em várias frentes, como logística, infraestrutura, inovação, comunicação, legislação, dentre outras. Com o plano traçado, o grupo executará as etapas ao mesmo tempo em que monitorará os resultados. 

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio de Ivaiporã, Alex Sandro Aparecido Geremias da Fonseca, diz que o Plano de Retomada é um dos pilares de um extenso programa focado no desenvolvimento da cidade, realizado em parceria com o Sebrae/PR. 

“Estamos envolvendo toda a sociedade, não apenas para trabalhar de forma transparente, mas também para seremos ‘cirúrgicos’ nas ações e atendermos de forma precisa as necessidades das empresas e os principais segmentos afetados pela pandemia”, explica.

A pesquisa que visa identificar os impactos da crise sanitária em Ivaiporã pode ser respondida pelos empresários da cidade pelo link: https://bit.ly/3b0V5Kq.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (43) 99917-7751 - (41) 3330-5895