Cascavel

Resultado da revitalização de espaços comerciais é apresentado para outros estados

Em encontro realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, representantes de Federações do Comércio conheceram a metodologia e os resultados do Programa na cidade

Presidentes de Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de nove estados brasileiros conheceram durante encontro na Regional Oeste do Sebrae/PR, em Cascavel, nesta quinta-feira (06), resultados e a metodologia do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, referentes à experiência aplicada na área central da cidade. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, coordenou os trabalhos. 

“É um programa que pode ser realizado em todos os estados. Mesmo assim, ainda há certo desconhecimento sobre as vantagens que os comerciantes têm a partir do momento em que há a revitalização dos espaços. Nesta apresentação, Sebrae/PR e Fecomércio mostram que essa é uma iniciativa que tornou o centro de Cascavel mais vibrante e movimentado, incentivando a realização do Programa em outros lugares”, pontua Darci Piana. 

Em Cascavel, o Programa iniciou em 2017 e foi encerrado em dezembro de 2019. Realizada pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Prefeitura de Cascavel e entidades locais, a iniciativa revitalizou o comércio no perímetro central, promovendo melhorias de layout, fachadas, gestão empresarial e infraestrutura na iluminação, calçamento e segurança no perímetro que integrou o projeto. 

Presidente Piana destacou a iniciativa como modelo para ser aplicado no Brasil

Dentre as principais ações realizadas foram citadas capacitações empresariais, mudanças no atendimento ao público e na disposição dos produtos à venda, implantação de um totem de segurança, investimentos na Guarda Municipal e promoção de diversas atividades na área central, fazendo com que o espaço se torne um “shopping a céu aberto”.

 Ludmilla Silveira Cruz, empresária, participou do encontro e compartilhou os resultados obtidos. Para ela, o Programa não só modificou a gestão dos negócios como também foi um ponto de virada para a evolução da empresa. 

“Com o Programa, tive a oportunidade de mudar a minha visão sobre o varejo e realizei mudanças em vários aspectos, desde a fachada até a localização da loja. Crescemos e evoluímos junto ao Programa e percebemos que, agora, o centro de Cascavel é mais atrativo para o público, o que também incentiva o consumo”, relata Ludmilla. 

Resultados 

No decorrer do Programa, foram realizadas mudanças estruturais no centro da cidade, envolvendo empresários e Poder Público. Para medir os resultados no tocante ao ambiente de negócios, vários aspectos foram avaliados, dentre eles: iluminação, calçadas, acessibilidade, ambientação urbana, poluição visual e sonora. Em junho de 2017, a governança, formada por empresários, representantes do poder público e entidades do setor do comércio avaliaram o centro de Cascavel em uma pontuação de 0 a 10 e o resultado alcançado foi de 6,08 pontos. Em dezembro de 2019, período final do Programa, uma nova avaliação apontou o índice de 7,21 pontos. 

Em relação à gestão das empresas, todas foram avaliadas. Dentre os principais exemplos, está uma loja, que recebeu o Selo Bronze de Referência do Comércio. No início do Programa, as avaliações realizadas por meio da metodologia que avalia o layout, infraestrutura e atendimento ao cliente indicaram a nota 7,02. Ao final, a loja já havia progredido e alcançado 59,6 pontos, um salto significativo que, Itelvino Pisoni, presidente da Fecomércio do estado de Tocantins, motiva e inspira. 

“Vimos resultados práticos do Programa em Cascavel. Em Palmas, já temos alguns projetos de revitalização e agora conheci outros caminhos para poder colocar em prática as nossas ideias e, dessa forma, atingir os resultados esperados, embelezando a cidade e movimentando o comércio”, enfatiza. 

Diante dos resultados colhidos a partir do encontro, o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, acredita que as expectativas foram superadas. 

“Os presidentes das federações que viram o centro de Cascavel mais bonito e planejado puderam comprovar a eficiência da iniciativa. É um intercâmbio importante e muitos voltarão às suas cidades com vontade de implantar projetos que embelezam a cidade e melhoram o ambiente de negócios para o varejo”, indica Agostini. 

O encontro, realizado no escritório do Sebrae/PR em Cascavel, reuniu presidentes de Federações do Comércio de nove estados brasileiros: Paraná, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Bahia, Rio Grande do Sul e Acre.

 

 Contato para imprensa:

Camila Agner - (45) 99964-4457 | (45) 98801-2920
 Adriano Oltramari – (41) 3330-5895