Capacitação

Sala do Empreendedor em Ventania oferta soluções gratuitas do Sebrae

Espaço disponibiliza aos empreendedores acesso a diversos serviços e conteúdos para o desenvolvimento dos negócios

Donos de pequenos negócios de Ventania, na região dos Campos Gerais, têm acesso a soluções gratuitas do Sebrae Paraná, na Sala do Empreendedor, espaço mantido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ação Social. São treinamentoss e orientações que auxiliam o dia a dia dos empreendedores e promovem o desenvolvimento econômico. A inauguração do espaço aconteceu nesta quinta-feira (12). 

O prefeito de Ventania, José Luiz Bittencourt, acredita que a instalação da Sala impulsionará o empreendedorismo local, já que no local é possível ter acesso gratuito a diversas capacitações. “É o início de um trabalho que será ampliado na cidade e que renderá bons frutos”, antecipa. 

A Sala do Empreendedor está instalada no mesmo espaço da Secretaria Municipal de Ação Social, na avenida Anacleto Bueno de Camargo, 1702. No local, os empreendedores têm acesso a informações sobre formalização e baixa de empresas, capacitações, orientações acerca de microcrédito, além de cursos, oficinas, palestras e consultorias gratuitas do Sebrae Paraná. Também são oferecidas orientações sobre a emissão da guia de pagamento mensal e preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). 

“Os empreendedores de Ventania serão cada vez mais estimulados a capacitarem-se e aperfeiçoarem seus negócios, refletindo na geração de mais empregos e renda”, explica o gerente da Regional Centro do Sebrae Paraná, Joel Franzim Junior. 

Conforme a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Ventania, Silmara de Oliveira Mainardes, o objetivo é incentivar a legalização de negócios e oferecer, de forma simples e gratuita, serviços e orientações relacionados à abertura, ao funcionamento e à formalização de microempreendedores individuais. 

“Com a formalização do negócio, o empreendedor tem direito a diversos benefícios, como participar de compras públicas, emitir notas fiscais, acesso a crédito com juros mais atrativos, auxílio doença, além da aposentadoria”, frisa Silmara. 

O Município concentra 404 microempreendedores individuais. 

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.