Parceria

Sebrae e Prefeitura de Guarapuava ampliam o programa Emprime

Soluções gratuitas voltadas às micro e pequenas empresas, startups, microempreendedores individuais e para quem pretende abrir um negócio

O Sebrae Paraná e a Prefeitura de Guarapuava darão sequência, a partir da segunda quinzena de fevereiro, ao programa Emprime. A iniciativa reúne soluções que auxiliam as micro e pequenas empresas no desenvolvimento de competências, comportamentos e habilidades que refletem na gestão dos negócios. A novidade é a oferta de consultorias, mentorias, cursos, oficinas e capacitações também para quem pretende abrir o próprio negócio.

O programa, totalmente gratuito, é composto por quatro eixos de ação, gerando uma rede que permite atuar em várias frentes dentro das necessidades do empreendedor. O primeiro deles, o Simplifica, tem por objetivo a simplificação da legislação e processos. O segundo, chamado de Fortalece, visa reforçar setores, segmentos e empreendimentos.

No eixo Fomenta, as ações tem como meta o fomento ao crédito e às licitações públicas. No Inova, o foco é o apoio à inovação e fortalecimento do ecossistema local, com projetos em parceria com o Parque Tecnológico e Vale do Genoma.

“As soluções do Emprime começaram a ser ofertadas aos empreendedores em 2021. São 14 projetos, com mais de 700 empresas locais atendidas. Nossa expectativa é ampliar esse número e oferecer suporte para a manutenção e expansão dos negócios instalados em Guarapuava”, pontua a coordenadora do Programa Emprime e Agente de Desenvolvimento Local, Ana Claudia Klosouski Andrade.

Uma das empresas atendidas foi o restaurante que Patrícia Elias gerencia em Guarapuava. “Vivenciamos um momento trágico com a pandemia, tanto no campo profissional, quanto no sentimental. Ficamos vulneráveis em diversas áreas. O programa Emprime nos fortaleceu e nos mostrou que não estávamos sozinhos. Tivemos consultorias fundamentais e que agregaram para a manutenção do nosso negócio”, frisa.

Conforme o consultor do Sebrae Paraná, Agenor Felipe Krysa, o programa despertou o interesse dos empreendedores que estavam em busca de superar o momento de crise ocasionado pela pandemia da Covid-19, conhecer os novos modelos de negócios e o processo de digitalização das empresas.

“Nesta edição do Emprime vamos oferecer capacitações, consultorias e mentorias focadas no desenvolvimento do comportamento empreendedor. Entendemos que os empreendedores são a força que move os negócios, e sendo assim, esta será a nossa prioridade, e também, a estratégia para o desenvolvimento da economia local”, comenta.

A visão é compartilhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava, Sávio Denardi. “Os trabalhos de apoio ao empreendedorismo terão sequência nesse ano. A gestão municipal entende e acredita na importância de apoiar os pequenos negócios que ajudam a fomentar a economia local”, completa.

Os interessados em participar do programa devem procurar a Agência do Empreendedor de Guarapuava, que fica na Rua Brigadeiro Rocha, 2777, ou no telefone (42) 3621-3138 ou WhatsApp (42) 98417-5987. Outro meio é o escritório do Sebrae Paraná, em Guarapuava, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 1971, ou no telefone (42) 3626-7200.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (42) 98827-9194 | (41) 3330-589