Marketing

Sebrae Experience apresenta tendências do marketing sensorial a empresas de Londrina e região

Assunto foi tema de evento gratuito na noite desta terça-feira (10), na Regional do Sebrae

O marketing sensorial, ou marketing de experiência, é uma estratégia que tem o objetivo de criar vínculos e cativar consumidores por meio da provocação dos sentidos, que vão muito além dos cinco já conhecidos - visão, olfato, paladar, audição e tato - e passam de 26. O assunto foi tema do Sebrae Experience, realizado gratuitamente para empresários de diversos segmentos, na noite de terça-feira (10), no escritório do Sebrae, em Londrina. 

O Sebrae Experience é uma ação do Sebrae Paraná que se estenderá ao longo de 2022, para oferecer conteúdo e técnicas com os melhores profissionais do Brasil e da América Latina na área de vendas, estratégias e tendências. No evento desta terça-feira, a arquiteta, designer de móveis e especialista em design sensorial, Katalin Stammer, enfatizou que o principal desafio das empresas hoje é atrair a atenção dos clientes e o marketing sensorial pode ser um grande aliado. 

De acordo com a especialista, após a pandemia, o perfil dos consumidores mudou. As pessoas, de maneira geral, passaram a ficar mais interessadas em produtos, serviços e ambientes que as ajudam a cuidar melhor de si mesmas, dos outros e dos seus objetivos. Segundo ela, quando aplicados com propósito, o conjunto de elementos sensoriais transforma um ambiente neutro e isolado em um espaço capaz de propagar emoções e gerar bem-estar e conexão. 

Além de palestra sobre o tema, os participantes tiveram a chance de conhecer cases de empresas locais e aplicações práticas do marketing sensorial em diferentes negócios, desde o segmento de eventos, até vestuário e esportes, turismo de experiências, e serviços. Participaram do painel os empresários Eduardo Frezarin, da Frezarin Eventos; Fernanda Correa, presidente da Rota do Café Paraná; Rodrigo Frigo, da loja oficial do Londrina Esporte Clube (LEC); Dóren de Andrade, da Santa Lavanda; e Rogério Antonelli, da Dellicati Doces. 

A consultora do Sebrae Paraná, Leda Terabe, destaca que o marketing sensorial é um assunto atual e que precisa ser debatido pelas empresas. “É uma forma de inovar no negócio e aumentar as vendas saindo do convencional”, pontua. 

Ao final do evento, os empresários participaram de uma rodada de negócios para trocar informações e experiências, além de fazer networking e identificar oportunidades de parcerias entre si. 

Cristina Wessling, que administra um salão de beleza com mais de 30 anos de existência, diz que já vinha estudando sobre a experiência do cliente e o marketing sensorial vem ao encontro à ideia de que é necessário surpreendê-lo muito além de preço e atendimento. “Foi muito legal fazer esse networking, conhecer novos negócios e pessoas”, afirma. 

A empreendedora Bruna Martinez, que atua na fabricação de aromas há cerca de oito meses, conta que teve várias ideias para o negócio a partir da apresentação do tema. “Abriu muito a minha mente, fiquei encantada”, revela. Para ela, é muito importante buscar novos conhecimentos, especialmente nesse início do negócio, assim como conhecer a realidade de outras empresas por meio do networking. 

 

Sobre o Sebrae 50+50 

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.