28 de abril

Sebrae/PR promove evento online no Dia Mundial da Educação

O desafio do aprendizado em época de pandemia aborda a relação entre “a casa, a escola e as telas”

A dinâmica entre aprendizado-ensino-aluno também mudou com a pandemia. Para debater o assunto e aprofundar as questões sobre os desafios que os familiares, professores e alunos enfrentam, o Sebrae/PR oferece, gratuitamente, aos pais e educadores a palestra “A casa, a escola e as telas”, ministrado pelo professor Geraldo Campos. O evento é online e será transmitido na próxima quarta-feira (28), às 16h. Para se inscrever, acessar o link: https://bit.ly/2QTeVAo.

De acordo com a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sônia Shimoyama, a palestra é relacionada ao Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril.

“O ano de 2020 foi uma virada na transformação digital que mostrou o quanto as habilidades de poder de análise, criatividade e inteligência emocional se tornaram ainda mais relevantes, no cenário da educação. A casa transformou-se em escritório e sala de aula. Tudo isso, exigiu e ainda exigirá adaptação da rotina, conciliando tarefas domésticas com as agendas de trabalho e o estudo dos alunos”, comenta a consultora.

Carmem Rodrigues, mãe de Miguel, de 11 anos, relata que o período em que o filho ficou afastado fisicamente da escola foi difícil, devido a necessidade de ficar o tempo todo dentro de casa e longe dos colegas e professores. A família tentou manter o processo de aprendizagem da melhor forma possível. Neste ano, ele que é aluno na rede pública em Pato Branco, sudoeste do Estado, continua com as aulas no modelo online, todos os dias pela manhã e afirma que Miguel consegue desenvolver bem as atividades.

“A rotina do Miguel mudou completamente com a pandemia. Ele passou a realizar atividades impressas que eu buscava na escola e repassava às professoras por fotos, pelo celular. Ele também participava de aulas online no Sesc por duas vezes na semana e percebi que foi muito bom, porque passou a interagir com alunos e professores. Apesar de tudo, achei que meu filho se adaptou bem aos novos desafios”, afirma Carmem.

Para o palestrante e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Geraldo Campos, a pandemia causou uma série de desafios educacionais porque ainda não havia o preparo necessário para o desenvolvimento de aulas no formato online ou híbrido. Geraldo ainda avalia que a mudança foi radical em um curto espaço de tempo e que, mesmo com mais de um ano de pandemia, os desafios continuam.

“A casa se transformou em escola e as telas, se transformaram em quadros negros. A fala irá se pautar em um olhar para todos os atores do processo de ensino-aprendizagem, sobre os ambientes de educação que a cada dia estão se transformando e como poderão criar ambientes mais interativos de aprendizagem. A ideia é possibilitar uma maior aplicação do conhecimento e experimentação, além de um relacionamento mais próximo e afetuoso entre professores, alunos, escola e família”, pontua o palestrante.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (41) 99860-0023 | (41) 33305895 |