Finanças

Sistema Regional de Crédito é lançado nas regiões sul e sudoeste do Paraná

Iniciativa inédita no Estado pretende trabalhar para o crédito orientado e facilitar o acesso dos pequenos negócios às linhas de financiamento

O Sebrae/PR, a Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (GarantiSudoeste) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) lançaram, na noite desta quinta-feira (29), o Sistema Regional de Crédito. A solenidade foi realizada de forma online e teve ainda a posse da nova diretoria da SGC. 

O lançamento oficial do SRC teve como tema o crédito orientado e palestras com Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, que falou sobre a importância do crédito consciente e orientado na retomada econômica; Augusto José Sperotto, presidente do Conselho da SGC Central, explicou o que é uma garantidora de crédito e como o empreendedor pode ter acesso; e Rodrigo Adriano Zatta, gerente geral da Uniprime Iguaçu e presidente da governança do SRC, discorreu sobre o desafio de integração e cooperação para o crédito orientado que o sistema terá na região. 

A iniciativa da criação do SRC partiu do Sebrae/PR e conta com a parceria de entidades empresariais, instituições financeiras (bancos privados, cooperativas de crédito e bancos de desenvolvimento - BRDE, BNDES e Fomento Paraná, a GarantiSudoeste, agentes de crédito e empresas da Regional Sul do Sebrae/PR. 

Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, destacou que o SRC surge para auxiliar na retomada econômica. “É uma experiência inédita no Paraná e reúne todos os atores relacionados ao sistema de crédito. Além de trabalhar pela facilitação do acesso dos pequenos negócios às linhas de financiamento, também queremos que os empreendedores estejam preparados para tomar crédito de forma consciente e orientada”, adianta. 

O superintendente do Sebrae/PR explicou que uma das funções da instituição é colaborar com os empresários nas decisões que afetam seus negócios. “É preciso avaliar a viabilidade de tomar o crédito e qual a finalidade. Após isso, buscar o crédito mais adequado para a empresa”, orientou Vitor Tioqueta. 

O presidente da governança do SRC, Rodrigo Zatta, ressaltou que o objetivo principal é conectar os integrantes dos setores ligados ao crédito. 

“A meta é proporcionar a tomada de crédito mais barata e acessível às empresas. A governança está com duas pesquisas em andamento, uma junto aos empresários da região e outra com as instituições financeiras, para entender a realidade dos dois lados. Vamos trabalhar de forma propositiva, conectar parceiros e empresas para o fortalecimento do crédito como promoção do desenvolvimento”, antecipou Zatta. 

Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar e vice-presidente do SRC, destacou que a iniciativa é descomplicar processos e colaborar com as micro e pequenas empresas. 

“Os empresários são o ponto central do programa, pois são os que mais sofreram com os efeitos da pandemia. Mas, as ações também vão beneficiar as instituições financeiras, que terão risco menor ao financiar, o que pode resultar em taxas de juros menores.” Bueno disse ainda que existe a possibilidade da criação de uma linha de crédito específica. 

Atualmente, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a SGC Central, o Sicredi, o Sicoob, a Uniprime, a Evolua, a Cresol, a Fomento Paraná, o Banco da Família e o Sistema Regional de Inovação (SRI) são parceiros no SRC. 

Posse na GarantiSudoeste

Antes do lançamento do SRC, foi realizada a posse da nova diretoria da SGC. De Forma virtual, Fernando Luis Frank passou o cargo de presidente para Jair Divino dos Santos, empresário de Pato Branco. Edilberto Minski, de Dois Vizinhos, ocupa a vice-presidência na nova gestão. Jair dos Santos agradeceu o apoio e falou das expectativas sobre o Sistema Regional de Crédito, do qual a GarantiSudoeste faz parte. 

“As instituições financeiras e as entidades que fomentam o desenvolvimento regional, trabalharão unidas para que os recursos financeiros sejam utilizados corretamente na gestão das empresas e, consequentemente, credenciando a região para a retomada do crescimento”, frisou Jair. 

Novos diretores da SGC

O novo Conselho de Administração para a gestão 2021-23 tem a seguinte composição:

Jair Divino dos Santos, presidente; Edilberto Minski, vice-presidente; William Madruga, secretário; e os conselheiros Cesar Giovani Colini (gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Álvaro Scolaro, Vanio preis, Lindones Colferai, Mateus Comelli e Alexandre Pecoit. 

No Conselho Fiscal, os titulares são Lauri Helfeinstein, Luiz Antunes e Marcos Nonemacher. Como suplentes, Janete da Silva, Rejane Corlassolli e Carlos Vanderlei Porfirio.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (46) 99912-9002 | (41) 3330-5895 | (41) 99232-0502