Economia criativa

SouCuritiba lança coleção com sotaque alemão

Linha de souvenires que ajuda a estimular o turismo e a economia criativa na capital paranaense chega à 7ª edição, com homenagem ao Bar do Alemão

Prost! Em sua 7ª edição, o projeto SouCuritiba presta uma homenagem ao Bar do Alemão, um dos mais tradicionais da capital paranaense, que completa 40 anos. O lançamento dos 36 novos souvenires foi nessa terça-feira (19), no endereço homenageado, no Centro Histórico de Curitiba. A nova coleção do projeto que associa economia criativa e turismo tem nove produtos inspirados no bar e surpreendeu o público com novidades gastronômicas: pimenta de steinhaeger e chás para curar a ressaca!

A coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, conta que a proposta do SouCuritiba é surpreender, sempre. “A escolha do Bar do Alemão como tema desta sétima edição foi uma forma de homenagear um ícone da cidade e também uma das etnias que formam a cultura curitibana, que é a alemã. Como Curitiba é reconhecida pela Unesco como uma cidade de design, buscamos sempre apresentar o trabalho diferenciado de designers curitibanos, estimulando esses profissionais a criarem algo totalmente novo. Não ter uma ideia pronta é perfeito para o Sou Curitiba”, explica.

Criadores da coleção SouCuritiba com parceiros do projeto

Para chegar aos 36 lançamentos, os 18 produtores fizeram visitas técnicas, conheceram curiosidades e a história do local, tiveram vivência da cidade, que culminou com uma pesquisa de mercado e os produtos lançados. Para Alessandra Gebur Kuster, foi fácil imaginar a linha de chás que lançaria, com as informações da pesquisa de impressões do turista em relação a Curitiba. “Escolhemos trabalhar com a erva-mate, por ser um produto regional, mas faltava uma alma, um ar de Curitiba. Na palestra que tivemos sobre Turismo, descobrimos que os visitantes que passavam pela cidade tinham três impressões mais marcantes da cidade: o frio, a tranquilidade e a beleza. Com essas três características, criamos três sabores, todos com a erva-mate: o Tranquilidade, com adicional de camomila e laranja, o Frio, com menta, hortelã e anis, e o simples Belíssima, com o mate puro”, conta a produtora. 

O proprietário do Bar do Alemão, Jorge Tonatto, ficou surpreso com a diversidade de produtos e a criatividade dos desenvolvedores, que pensaram na experiência do bar para criar os souvenires. “A ideia de ter o Bar do Alemão homenageada pela linha SouCuritiba, quando completamos 40 anos de história na cidade, tornou este aniversário especial. Temos pontos fortes como o Submarino, que é um drink feito com um canequinho de steinhaeger mergulhado no caneco de chopp, e os designers e artesãos aproveitaram bastante diferenciais como esse. Mas nunca imaginaria pimenta de steinhaeger ou uma linha de chás para curar a ressaca! A equipe é sensacional e pensou em tudo – até na experiência do dia seguinte”, avaliou o empresário.

Histórico - A iniciativa colaborativa SouCuritiba surgiu na época da Copa do Mundo de 2014 com o objetivo de aproveitar o fluxo de turistas para oferecer souvenires inovadores, que contassem a história de locais e personagens tradicionais e, com isso, incrementar o desenvolvimento do turismo da cidade. Os produtos da marca são vendidos em locais estratégicos da cidade que vão de pontos turísticos como o Museu Oscar Niemeyer e Ópera de Arame, até cafés, hotéis, bares e restaurantes. Em sete edições, já foram selecionados 306 produtos, sendo 50 deles apenas na edição de 2019 e já passaram pelo projeto 187 empreendedores criativos. No total, já foram vendidos mais de 80 mil produtos, o que representa quase R$ 1,5 milhão em vendas.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e Curitiba Convention & Visitors Bureau. O objetivo é a qualificação de produtores locais em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados a imersão no turismo e cultural da capital paranaense. 

 

Contato para imprensa:
Renan Araújo - (41) 98814-0721 / (41) 3035-5669
Adriano Oltramari – (41) 33305895 / (41) 992320502
 

 

Tags: SouCuritiba