Ambiente

SRI do Norte Pioneiro é semifinalista no Prêmio Nacional de Inovação

Sistema Regional de Inovação foi classificado na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial. No Paraná, 8 ecossistemas foram selecionados para a próxima fase do prêmio

O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná está entre os semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos Ecossistemas de Inovação que atuam no país. 

A categoria Ecossistemas de Inovação é uma novidade lançada nesta edição e está dividida em três subcategorias: Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial, Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento e Ecossistema de Inovação em Estágio Consolidado. O regulamento do prêmio define ecossistema como um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento que fomentam ações visando o benefício mútuo e tendo a inovação como elo e foco principal. 

Para participar do PNI, os ecossistemas precisaram comprovar a implementação de ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do EI, nos últimos dois anos, tomando como referência a data de início das inscrições, que foram abertas em julho do ano passado. 

O SRI do Norte Pioneiro vai completar seis anos em 2022 e está entre os classificados na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial, que compreende os EI em início de estruturação e organização, que contam com um volume ainda pequeno de potenciais empreendedores. Cada modalidade poderá ter até um ecossistema vencedor e, no máximo, dois finalistas. A premiação final ocorrerá em março deste ano. 

A presidente do SRI do Norte Pioneiro, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diz que a classificação valida a jornada do ecossistema que, anualmente, promove ações contínuas e integradas, envolve uma rede de atores públicos e privados que trabalham de forma conjunta pela melhoria dos processos de inovação com foco no aumento da competitividade dos municípios e do desenvolvimento do território. “Ser semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação mostra que estamos no caminho certo e que as ações são relevantes e têm provocado mudanças positivas para a região”, destaca. 

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, lembra que, quando a instituição propôs a formação do ecossistema, a finalidade foi trabalhar a inovação como propulsora do desenvolvimento no Norte Pioneiro do Paraná. “Nosso principal objetivo foi criar oportunidades para que os jovens permanecessem na região. Se não fosse o SRI, não teríamos discussões sobre o tema, nem o forte trabalho com startups, parcerias com universidades. O trabalho de planejamento da governança trouxe uma série de benefícios”, afirma. 

Paraná tem 8 ecossistemas semifinalistas 

O PNI recebeu 63 inscrições na categoria Ecossistemas de Inovação, destas 58 atenderam os requisitos e 17 foram selecionadas para próxima fase, sendo 8 do Paraná. Além do SRI do Norte Pioneiro, também foram classificados na categoria Estágio Inicial o Habitat de Inovação Avança Araucária e o Ecossistema de Inovação do Médio Noroeste do Paraná; na categoria em Desenvolvimento estão os ecossistemas de inovação de Londrina e Guarapuava; e na categoria Consolidado, o Ecossistema de Inovação de Maringá, Vale do Pinhão – Ecossistema de Inovação de Curitiba, e SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná. 

O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É a única premiação do país que entrega um relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade. 

SRI

São atores do ecossistema do norte pioneiro o IFPR Campus Jacarezinho; UENP;  Fanorpi; Unopar Bandeirantes; UNISIQ - Unopar Siqueira Campos ; Unibraz – Unopar Wenceslau Braz; Centro Estadual de Educação Profissional Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes; Centro Estadual de Educação Profissional Seiji Hattanda, de Ibaiti; Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Chuery Salcedo e Colégio Dom Bosco, ambos de Siqueira Campos; Prefeituras Municipais de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Cambará, Andirá, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Wenceslau Braz; Sebrae Paraná; Senac; Senai; Celepar; Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (ASRI-NP); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA de Santo Antônio da Platina); Cacenorpi; Crea-PR; Associações Comerciais e Empresariais de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Joaquim Távora, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz; startups e empresas de todo território.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (43) 99917-7751 - (41) 3330-5895