Oportunidade

Startups do Sul e Sudoeste podem participar de edital para internacionalização

Sebrae/PR selecionará cinco empresas para programa de aceleração visando a entrada na Europa, via Estônia

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que concederá um programa de mentoria remota para cinco startups das regiões sul e sudoeste do Paraná. A iniciativa é do Sebrae/PR e visa apoiar empresas de base tecnológica a alcançar mercados internacionais. O edital (https://bit.ly/32wshZ2) é exclusivo para empresas que têm operação nos municípios da Regional Sul do Sebrae/PR. O período para inscrições vai até 27 de novembro. Das cinco selecionadas, a de melhor desempenho participará de uma missão técnica na Estônia, considerado o país mais digital do mundo, durante 20 dias. 

A ação conta com a parceria do Estônia Hub. Juliano Lima, consultor do Sebrae/PR, explica que um dos principais desafios das startups está em abrir operações no exterior. 

“A intenção é conectar com o mercado europeu por meio da Estônia. Por ser um dos países mais digitalizados do mundo, existe facilidade em abrir uma empresa lá, em menos de 24 horas”, completa Juliano. 

Após a inscrição, será verificado se as startups atendem aos requisitos dispostos no edital. É preciso que os empreendedores tenham domínio da língua inglesa, por exemplo. As cinco selecionadas passarão por dois meses de mentorias online, com conteúdos relacionados a vendas, marketing, processos de internacionalização, entre outros. 

Requisitos

Para participar, as startups devem atender aos seguintes requisitos: possuir CNPJ ativo; atender ao perfil definido como público-alvo; possuir solução ou produto próprio; ter domínio/fluência do idioma inglês; e ter operação/base na região sul ou sudoeste do Paraná. 

Cronograma

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 27 de novembro, pelo link (www.sebraepr.com.br/servicos/startup-internacionaliza/). Até 2 de dezembro será feita a seleção. As entrevistas com as selecionadas acontecerão entre 3 e 6 de dezembro. As finalistas serão conhecidas até dia 8 de dezembro. O programa de aceleração vai até 10 de abril de 2022.