Arapongas

Entidades se reúnem para planejar ecossistema de inovação

Encontro de lideranças será no dia 2 de outubro, no escritório do Sebrae/PR

Com o objetivo de organizar e sistematizar a cultura da inovação existente em Arapongas, acontece no dia 2 de outubro, no escritório do Sebrae/PR, um encontro que dará início ao processo de estruturação do ecossistema de inovação da cidade. Foram convidados representantes e lideranças da Prefeitura Municipal de Arapongas, Sesi, Fiep, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Nos últimos anos, a cidade de Arapongas tem sediado eventos inovadores que fomentaram o surgimento de novas empresas e o desenvolvimento de soluções. “Estas ações aconteceram de forma isolada, em empresas, entidades e instituições de ensino. Nossa proposta é reunir as lideranças para juntos formarmos o ecossistema de inovação da cidade pensando na potencialização desta vocação local”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti.

A cidade está localizada entre dois importantes polos de inovação com representatividade nacional, Londrina e Maringá. “Estes dois polos são desenvolvidos e influenciam diretamente as mudanças geradas em Arapongas. Queremos, a exemplo destes dois municípios, criar uma governança que ajude a envolver a comunidade acadêmica, despertando nos estudantes o interesse pela inovação e pelas startups, apoiar as empresas locais que necessitam de soluções inovadoras para crescer e fomentar a economia da região”, diz.

O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, está conduzindo as ações de implantação do ecossistema de inovação em Apucarana. Ele conta, que a exemplo da cidade vizinha, o planejamento estratégico para a constituição do ecossistema de inovação de Arapongas deve conter as etapas de disseminação da cultura inovadora, levantamento das entidades conectadas a inovação, mapeamento das potencialidades locais, identificação de recursos e projetos indutores, estruturação dos objetivos e mensuração das atividades desenvolvidas.

“Arapongas deve concluir ainda este ano a disseminação da cultura da inovação e o levantamento de ativos e atores ligados a inovação. Depois, esperamos desenvolver nos primeiros meses de 2020 as primeiras trilhas de empreendedorismo inovador”, detalha o consultor Tiago. 

Cinara Tozatti também explica que existe uma percepção coletiva de que para inovar é preciso a utilização de ferramentas de alta tecnologia e que isso nem sempre é real. A intenção é mostrar que é possível gerar inovação em Arapongas e criar um ambiente propício para o surgimento de startups.

“Nós temos mecanismos que podem fomentar este empreendedorismo, como incubadores, condomínios tecnológicos, laboratório de prototipagem, leis municipais de incentivo à inovação e feiras de ideias, que são realidade. Precisamos sistematizar e organizar estes grandes potenciais”, finaliza a consultora do Sebrae/PR.

O encontro com lideranças acontece no dia 2 de outubro, a partir das 9h, na Praça Dr Julio Junqueira, nº 88, 13º andar. 

 
Contato para imprensa:
Camila Cabau - (44) 99944-6418 / (43) 98808-2598
Adriano Oltramari – (41) 33305895 / (41) 992320502