Cascavel

Seminário aborda atendimento de excelência e marketing

Evento realizado pelo Sebrae/PR reuniu mais de cem empresários da região oeste do Paraná

No contexto onde a internet oferta muita informação e o público precisa de maior convencimento para definir a compra de produto de uma "marca x ou y", traçar estratégias para seduzir o cliente é imprescindível. Com base nessa temática, o Seminário Desafios do Crescimento, realizado pelo Sebrae/PR, em Cascavel, nesta quinta-feira (04), fez com que mais de cem empresários revessem a forma de divulgação de produtos e serviços e, também, estabelecessem conexões com empresas similares e potenciais fornecedores. 

"Foi uma oportunidade de reflexão com foco no crescimento. Por meio do conhecimento de palestrantes renomados; rodadas de negócios, estimulamos uma troca de contatos e aproximação para aumentar o networking empresarial", destaca o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein. 

Em Cascavel, o Seminário Desafios do Crescimento iniciou com uma palestra sobre Atendimento Disney, com Jaqueline Gomes, idealizadora do Programa "no coração do cliente" e especialista no método Disney. 

"Diante de um mercado competitivo, as nossas empresas são induzidas a copiar estratégias que dão certo em outros modelos. Mas, os empreendedores precisam fazer a seguinte análise: isso deu certo com o outro, mas é aplicável ao meu tipo de cliente? Aí sim você planeja uma conexão verdadeira, pois, do contrário, gera uma ligação ilegítima, não convencendo o seu público e fragilizando as relações", introduz. 

Segundo Jaqueline, apesar do exemplo envolver uma grande empresa como a Disney, os conceitos que orientam a criação de uma cultura de excelência no atendimento, são facilmente aplicáveis às realidades das micro e pequenas empresas. "A Disney tem mais de 50 mil funcionários. Não seria mais fácil manter a cultura organizacional numa empresa menor? Hoje, o empreendedor tem condições de manter um nível de relacionamento mais próximo, facilmente percebido pelo cliente", conclui. 

Fernando Kimura, especialista em marketing inconsciente e inovação em comunicação, complementou os questionamentos induzidos por Jaqueline. Durante a exposição, ele mostrou ao público como é possível seduzir o cliente por meio de ações integradas dentro do contexto empresarial. 

"É preciso seduzir o consumidor com emoções, cores, textura, tipografia, cheiros, visual... O marketing age de forma inconsciente dentro da cabeça das pessoas e precisamos aproveitar essa vertente para gerar sensações únicas", provoca Fernando. 

Para ele, o grande desafio das marcas e empresas é transmitir sentimentos e se reinventar para permanecer no mercado. Como exemplo, ele citou o mercado de luxo, que passou por uma queda brusca nas vendas, mas hoje dialoga com novos públicos, consolidando-se no mercado. 

"As marcas não podem definir os seus clientes. É importante sabermos qual é o público-alvo.  Precisamos nos reinventar para abranger novos consumidores, antes não vistos desta forma. As empresas precisam se adequar de acordo com o tempo em que vivem, compreendendo o contexto para entregar algo significativo aos clientes", finaliza. 

De Toledo, Ana Cláudia Ceolin, da Accessorize Consultoria, considera que as expectativas foram atingidas. No momento, ela está auxiliando o marido na abertura de uma clínica odontológica e a temática do evento, segundo ela, contribuiu para este novo projeto. "Eu vim com o propósito de entender a humanização do atendimento combinada com as tecnologias que podem ser utilizadas a nosso favor. Com os conhecimentos adquiridos aqui, já tenho uma ideia melhor sobre como eu e meu esposo poderemos promover experiências positivas aos pacientes e, a partir disso, fazer com que eles gostem da clínica", conta. 

Já a empresária Bianca Portella, da agência BP2 Comunicação e Marketing, de Foz do Iguaçu, destacou o caráter motivacional do conteúdo abordado. Isso porque, a agência está investindo em diversas ações para promover a experiência não só dos clientes diretos, mas também indiretos. "Com o Seminário, pude ter a certeza de que estamos no caminho certo e me senti ainda mais motivada para continuar com este projeto e seguir trabalhando para melhorar o diálogo com os clientes", enfatiza. 

Summit Sebrae

A programação para empresas com potencial de crescimento será encerrada com o Summit Sebrae, que reunirá empresas que participaram dos Seminários em todo o Estado. Na oportunidade, os empresários vão conhecer novos mercados de atuação e modelos de negócios inovadores. O evento será realizado pelo Sebrae/PR em Curitiba, nos dias 9 e 10 de outubro. Interessados podem acessar o site https://www.sebraepr.com.br/loja. 

 
Contato para imprensa:
Camila Agner - (45) 99964-4457 | (45) 98801-2920
Adriano Oltramari - (41) 3330-5895 -

 

Tags: Desafios do Crescimento, Summit Sebrae