Programação

Semana Global do Empreendedorismo tem início com foco na superação da crise

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, realizou abertura do evento ressaltando a vasta programação oferecida gratuitamente aos participantes

O Sebrae deu início na manhã desta segunda-feira (16/11) à Semana Global de Empreendedorismo, o evento acontece até o dia 22 de novembro, com a programação voltada às questões de recuperação dos negócios durante a pandemia do coronavírus. O presidente do Sebrae, Carlos Melles agradeceu a todos os participantes e ressaltou a importância dos micro e pequenos negócios na retomada do crescimento do país.

“Temos uma programação rica em debates e temas que estão em alta e são do interesse dos empreendedores. Vamos atingir o Brasil inteiro levando uma chama de esperança de que o crescimento será retomado. A procura aos cursos do Sebrae cresceu muito, há uma sede de conhecimento nas pessoas. Também estamos trabalhando para aumentar a concessão de crédito para as micro e pequenas empresas, onde o crédito orientado e assistido tem mais resultado. O foco é ser o Sebrae que o Brasil precisa nesse momento, com objetivo de aumentar ainda mais a produtividade das micro e pequenas empresas”, declarou Melles.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, conduziu o painel “Empreendedorismo, políticas públicas, marcos regulatórios, ambiente de negócios e a retomada da economia pós crise” com deputados federais Vinícius Farah e Vinicius Poit. Farah um dos vencedores do prêmio Prefeito Empreendedor contou sobre sua experiência na gestão da cidade de Três Rios (RJ), onde gerou mais de 16 mil empregos, tirou 1100 empresas da informalidade e modernizou o sistema de compras locais.

“Apostamos em criar uma cidade propícia para o crescimento, desburocratizamos muitas questões. No momento em que assumimos, a cidade encontrava-se falindo, com comércios fechando. Quando assumimos em 2009, a primeira coisa foi fazer parceria com Sebrae e outras instituições compromissadas como crescimento econômico. O prefeito, vereadores e demais políticos devem criar um ambiente de negócios favorável, bem estruturado. Três Rios se transformou em modelo de gestão em relação ao empreendedorismo. Não existe política pública sem o poder público apertar o botão e iniciar essas dinâmicas”, analisou Farah.

Corroborando a importância do papel do estado no desenvolvimento de políticas públicas que facilitem a vida dos empreendedores, o deputado Vinícius Poit falou sobre a importância do Marco Legal das Startups, recém sancionado pelo governo federal. “Sabemos que o Brasil tem muita burocracia. Os micro e pequenos carregam o país nas costas. Quando falamos em regulamentação já pensamos em falta de liberdade, limitações, burocracia. Queremos mudar essa realidade, o Marco Legal das Startups vem para ampliar horizontes na hora de receber investimentos, digitalizar negócios, em resumo a regulação vai atender o que a atual legislação não consegue abarcar. Vamos colocar o Brasil no mapa da inovação mundial. Trazer segurança jurídica para investidores para aplicarem recursos internacionais. Vamos digitalizar diversos processos, micro e pequenas empresas terão tudo para deslanchar”, afirmou o deputado.

Em seguida palestras com renomados empreendedores discutiram temas relacionados à crise e à necessidade de digitalização dos negócios. Arnobio Morelix, ex-aluno do Sebrae, Diretor do Startup Genome e vencedor do Oscar de Empreendedorismo falou sobre “A nova economia e oportunidades para os empreendedores”. Don Peppers, figura conhecida mundialmente sobre experiência do cliente, expôs suas lições superar a crise com foco na experiência oferecida ao consumidor. Nina Silva, executiva de TI e fundadora do Movimento Black Money, fez palestra sobre a “Transformação digital de pequenos negócios e o poder das redes”. Por fim Saras Sarasvathy, personalidade mundialmente reconhecida pela teoria do Effectuation encerrou a agenda da manhã explanando sobre a importância da empatia com o cliente nos negócios.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae

Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754 / (41) 3330-5895