Vale do Paranapanema

Sebrae/PR firma convênio para levar Educação Empreendedora a 4 mil alunos

Alunos da rede municipal de ensino de 11 municípios vão receber, a partir de 2019, conteúdos de educação empreendedora

Nesta sexta-feira (30), o Sebrae/PR e o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) assinaram um convênio para trabalhar a Educação Empreendedora em 11 municípios do Vale do Paranapanema. A formalização da parceria foi realizada na sede da Prefeitura de Prado Ferreira, no norte do Paraná. A expectativa é levar a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/PR, a cerca de 4 mil alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das cidades de Jaguapitã, Guaraci, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis, Miraselva e Prado Ferreira, a partir de 2019. 

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Alessandra de Almeida, em fevereiro será iniciada a formação com os professores das escolas.  “Em março, as crianças começarão a ter contato com o conteúdo, que visa levar lições de empreendedorismo e desenvolver características de comportamento empreendedor”, afirma. Para Alessandra, a iniciativa contribuirá com o projeto do Codinorp, que reuniu os municípios para realizarem ações coletivas que visem desenvolver a região do Vale do Paranapanema. 

De acordo com o secretário regional de Educação do Codinorp, Amauri Monge Fernandes, a metodologia do JEPP atende as novas competências de educação e ajudará as crianças a se prepararem melhor para o futuro. “Estamos preparando crianças para o século XXI e a educação empreendedora vai completar o currículo da região para a formação sócio emocional dos nossos alunos”, argumenta. Ele explica que o Codinorp é um consórcio voltado para a educação e inovação. A ideia é que os municípios atuem, juntos, especialmente, nessas duas áreas em busca do desenvolvimento regional. 

O presidente do Codinorp e prefeito de Prado Ferreira, Silvio Antonio Damaceno, diz que o JEPP é um projeto inovador, que tem sido acompanhado pelo Ministério da Educação (MEC). “O brasileiro tem o empreendedorismo nas veias, mas muitos não sabem por onde começar. Então, trabalhar isso desde cedo com as crianças vai contribuir muito para a formação delas”, avalia. 

O prefeito explica que, através de uma seleção pública, o consórcio contratou um diretor para gerir a política educacional nos municípios de forma conjunta. “Temos mais força atuando juntos, além de uma pessoa preparada para lidar com as demandas”, justifica.

Por meio de atividades lúdicas, o JEPP desperta o empreendedorismo, sustentabilidade, trabalho em equipe e a colaboração entre alunos do Ensino Fundamental. A proposta pedagógica trabalha com oficinas temáticas, cujos temas variam de acordo com a faixa etária das crianças, e a conclusão do curso se dá com uma feirinha, em que os alunos têm a oportunidade de apresentar aos pais e à comunidade em que estão inseridos os produtos que criaram com a supervisão dos professores.

 

Contato - Imprensa: 
Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa - (43) 98808-2598 / 99917-7751
www.pr.agenciasebrae.com.br    

Tags: Sebrae/PR, educação empreendedora