Inovação

ExpoTECH atrai mais de 900 participantes em Guarapuava

Evento conectou e inspirou empresários, acadêmicos e entusiastas de inovação

A primeira edição do ExpoTECH Guarapuava, realizado no último sábado (3), no Vittace Centro de Convenções e Eventos, reuniu mais de 900 pessoas, entre empresários, acadêmicos e potenciais empreendedores. Caravanas de Nova Tebas, Irati, Turvo e Pitanga se juntaram ao público local e buscaram mais informações sobre a importância da inovação e do uso de novas tecnologias como ferramentas estratégicas para quem quer empreender. 

O evento do Sebrae/PR, com a correalização da Prefeitura e da Incubadora Tecnológica de Guarapuava, gerou conexões entre os empresários, acadêmicos e palestrantes e evidenciou o trabalho realizado pelas empresas de tecnologia de Guarapuava. 

Na Arena Developers, 26 desenvolvedores de sistemas participaram da Batalha dos Desenvolvedores e de pitches, ferramenta usada para apresentar as soluções desenvolvidas na Batalha. Os desenvolvedores trabalharam soluções baseadas na temática fintech e o trabalho foi conduzido pela empresa Let´s, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Inovação de Guarapuava. “Foram solucionados problemas do mercado e o espaço reforçou o potencial que a cidade tem em desenvolver tecnologia”, diz o consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa. 

Na Arena Conexões, empresários ofereçam mentorias aos participantes da feira e, na área de estandes, instituições de ensino superior, empresas da área de tecnologia e habitats de inovação de Guarapuava expuseram suas iniciativas referentes aos temas de inovação e tecnologia.  “O objetivo do ExpoTECH era de inspirar e conectar. Abordamos um tema relevante para a comunidade local e mostramos que devemos trabalhar integrados para que o ecossistema de inovação se desenvolva cada vez mais de forma estruturada e gere novos negócios”, comenta o consultor do Sebrae/PR. 

Os participantes também puderam aprender, na prática, algumas receitas para ajudar um negócio a decolar, com a participação de 12 startups que conquistaram o mercado por meio da inovação e da tecnologia. Entre elas estavam empresas de economia compartilhada, modelos de negócios digitais com mercado de crescimento exponencial. 

“O ExpoTECH trouxe um ineditismo importante para fixar Guarapuava como um ambiente propício para a inovação, tecnologia e desenvolvimento de novos negócios. Superou as expectativas em termos de público demonstrando a importância do tema e de trabalharmos outros eventos. Temos um ecossistema composto por várias empresas, entidades, instituições de ensino, poder público e queremos potencializar ainda mais essas relações”, avalia o presidente do Fórum de Ciência e Tecnologia de Guarapuava, Elói Mancaz. 

O prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho acredita que o município tem espaço para crescer na área da inovação. “O sucesso do evento nos dá a certeza que temos tudo para nos tornarmos referência como polo de desenvolvimento de tecnologias”, diz. 

 

Contato para imprensa:
Patrícia Biazetto – (42) 9.8869-4255 / (42) 9.8827-9194
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895