Digital

Na Expotécnica, Sebrae ensina agricultor familiar a vender online

A comercialização de hortifrutis no mercado digital por pequenos produtores rurais é tema da oficina nesta quinta-feira (15), pelo canal do evento, no YouTube

As ferramentas digitais se tornaram itens de sobrevivência para os pequenos negócios durante a pandemia e não foi diferente com os agricultores familiares. Para capacitar e incentivar esses agricultores a usarem a internet para comercializar a produção e se relacionar com clientes, o Sebrae/PR vai promover uma oficina, das 9h às 11h desta quinta-feira (15), na Expotécnica, de Sabáudia. 

A 27ª edição do evento acontece, pela primeira vez, de forma online, com transmissão pelo YouTube. A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, diz que a oficina “Circuitos curtos de comercialização e ferramentas digitais para ampliar negócios”, com o consultor de Marketing e Negócios Digitais, André Policastro, vai apresentar aos agricultores ferramentas e plataformas de vendas online. 

“Eles também aprenderão sobre meios de pagamento seguros e a importância de se unir com outros produtores para garantir entregas constantes e a fidelização dos clientes”, adianta. 

O evento também vai mostrar como funcionam três plataformas digitais, simples e gratuitas, criadas na pandemia especificamente para o produtor rural comercializar os alimentos, a Cooltivando, Buscatop e Camponesa. 

Também está na programação, a palestra “Os desafios do cooperativismo da agricultura familiar no Estado do Paraná”, com o diretor técnico da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Rubens E. Niederheitmann. 

 A assistente social do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – (IDR-Paraná) na região de Apucarana, Rafaela Cristina Bernardo, explica que o objetivo dos conteúdos é mostrar as oportunidades de mercado para as pequenas cooperativas da região e como elas podem se apropriar das ferramentas online para atender novos clientes. 

“Hoje, a maioria das cooperativas comercializa só para escolas estaduais e municipais. Mas, a região tem potencial enorme”, afirma. Por isso, segundo ela, o evento também vai apresentar um pouco sobre o trabalho desenvolvido por algumas cooperativas da região de Apucarana e Vale do Ivaí – que possuem uma diversidade de produtos, desde frutas, verduras, legumes, agroindustrializados, a grãos e derivados lácteos - e incentivar que os agricultores familiares participem como cooperados. “É uma forma de valorizar o trabalho que desempenham e a cadeia produtiva da região”, opina. 

Segundo Rafaela, os desafios das pequenas cooperativas são diferentes das grandes. Por isso a importância do planejamento coletivo e abertura de novos mercados. Ela lembra que os negócios sofreram grande impacto no início da pandemia e as dificuldades de escoar a produção mostraram que é essencial pensar em estratégias para avançar comercialmente e atender as novas demandas da população, que mudaram com a chegada da Covid-19. 

Para participar da programação, basta acessar o link: https://bit.ly/2IrUbLJ.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (43) 99917-7751 - (41) 33305895 - (41) 992320502

www.twitter.com/sebrae_pr