ITTECH 2019

Projeto vai levar inovação para empresas na região de Londrina

Iniciativa visa promover a sustentabilidade de negócios e o acesso aos mercados nacional e internacional

Com o objetivo de levar inovação, promover a sustentabilidade dos negócios e o acesso ao mercado nacional e internacional, o Sebrae/PR lançou, na manhã desta quinta-feira (7), o projeto ITTECH 2019, voltado para micros e pequenas empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), da região de Londrina. O cronograma de ações do Programa de Aceleração para Empresas de TIC foi apresentado a empresários da área no auditório do Sesi, em Londrina. O trabalho será realizado em parceria com a Apex Brasil, Softex, Brasil IT + e Instituto Senai de Tecnologia. 

O consultor do Sebrae/PR, Eduardo Ribeiro Bueno Netto, explica que as ações estarão divididas em quatro pilares: Trilha de Inovação, Matchmaking, Mercado e Eventos. A trilha terá uma programação de três workshops, ministrados em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia de Londrina, de abril a junho. Ao todo, serão 30 horas de mentorias para identificar as oportunidades de inovação. O Matchmaking visa aproximar as empresas participantes de negócios de outros setores para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Isso será feito por meio de uma Rodada de Match, duas horas de monitoramento, 40 horas de mentorias com especialistas, quatro mesas redondas e meetup final. 

A iniciativa também ofertará aos participantes um estudo de mercado personalizado para analisar a viabilidade dos novos projetos. Nesta etapa, as empresas receberão 20 horas de consultoria de inserção de mercado exclusivas e poderão participar de missões técnicas. Os integrantes do ITTECH 2019 terão a participação garantida nos principais eventos de TIC realizados em Londrina e região, como o já consolidado ECO.TIC que, neste ano, deve ocorrer em setembro, e o ITDay, um novo evento planejado para o setor, em outubro. 

O empresário Rogério Chimentão, que atua com tecnologia web e desenvolvimento de aplicativos para celular, participou do projeto no ano passado e diz estar satisfeito com os resultados alcançados. “Para gente foi muito bom, deu um dinamismo no processo de inovação, área organizacional e de vendas”, comemora. Ele diz que a iniciativa do Sebrae/PR, com esse programa de aceleração, vem de encontro com as necessidades das empresas da área de TIC. 

Antonio Fernando Tazima, que trabalha com soluções na área de automação industrial e segurança há 20 anos, conta que entrou no projeto, no ano passado, com foco em exportação. Porém, as consultorias revelaram outro caminho, que deve ser percorrido antes de a empresa levar seus produtos para fora do Brasil. “Entendemos que ainda precisamos amadurecer e isso foi muito bom. O trabalho nos indicou que podemos atuar mais fortemente no mercado nacional”, afirma. 

Resultados 

No lançamento do projeto ITTECH 2019 foram apresentados resultados alcançados pelo trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR e parceiros no ano passado. Trinta e oito empresas integraram os projetos de Potencialização e Londrina ITX. Entre as atividades realizadas destacam-se 18 workshops, mais de 200 horas de consultoria em MEG (Modelo de Excelência da Gestão), além da participação em duas missões técnicas, uma em Orlando (EUA) e outra em Bogotá (Colômbia).

 

Contato para a imprensa: 
Amanda de Santa - (43) 98808-2598 / (43) 99917-7751
Adriano Oltramari - (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br

 

Tags: Tecnologia da Informação, Sebrae/PR