Energia

Seminário do Sebrae/PR quer incentivar o uso de biogás na região de Castro

Evento gratuito acontece no dia 5 de fevereiro, no Moinho Castrolanda, em Castro

Cooperados da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frísia e Capal, interessados em conhecer as vantagens de investir em biodigestores para a produção do biogás ou biometano podem participar do Seminário Biogás, que será realizado no dia 5 de fevereiro, no Moinho Castrolanda, em Castro, das 13h30 às 15h40. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do telefone (42) 3228-2516, com Emerson, ou no e-mail elourenco@pr.sebrae.com.br

O Seminário é uma ação do “Projeto para o Desenvolvimento do Biogás e Biometano no Sul do País”, fruto do Termo de Cooperação assinado em março de 2019, entre o Sebrae/PR, a Cibiogás e a United Nations Industrial Development Organization (Unido) - agência da ONU focada no desenvolvimento industrial. O biogás é um gás proveniente da decomposição da matéria orgânica e tem grande potencial para substituir o combustível fóssil como fonte de energia. 

O biogás pode ser utilizado na geração de energia elétrica, como energia térmica – aquecimento de chuveiro, gás do fogão e, se transformado em biometano, no abastecimento de veículos. Pode-se produzir o biogás através dos dejetos de animais e de resíduos gerados por propriedades rurais, restaurantes, hotéis, supermercados, cervejarias, entre outras. 

“Os produtores rurais vão entender como um passivo ambiental pode ser transformado em um ativo econômico, analisar suas variáveis e como o biogás e o biometano podem ser viáveis, além de gerar sustentabilidade”, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço. 

No Seminário serão apresentadas algumas opções de subsídio por parte do Sebrae/PR através do Sebraetec, e de que forma a Cibiogás pode auxiliar no processo técnico. 

O gerente de Negócios da Castrolanda, Vinicius Guilherme Danieli Fristch, vai apresentar os investimentos realizados pela Cooperativa, o retorno financeiro e o auxílio aos cooperados.  Os investimentos realizados pela Cooperativa começaram em 2016, com a produção de energia através de dejetos de suínos e através de resíduos orgânicos industriais. “Através dos nossos cases vamos mostrar qual é a oportunidade de negócio que cada cooperado pode ter e o auxílio técnico e econômico necessário para a viabilização do projeto”, reforça Vinicius. 

Antonio Vilela Candal, que comanda a CH4 Solution, responsável pela criação da Usina de Biogás, da Castrolanda, vai apresentar as propostas de viabilidade aos cooperados. 

Já consultor do Sebrae/PR falará sobre o Sebraetec, que disponibiliza serviços tecnológicos para pequenas empresas com subsídios de até 70%.  “Individualmente, as propostas serão analisadas para saber qual o modelo de negócio que se aplica a cada propriedade rural”, comenta o consultor.  

  

Contato para imprensa:
Patrícia Biazetto – (42) 9.8827-9194
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 / (41) 99232-0502