Empreendedorismo

Sebrae/PR lança o Programa Startup Garage, em Guarapuava

Palestra de sensibilização aconteceu nesta segunda-feira, dia 5, na Faculdade Guairacá, e no próximo dia 20, será na UTFPR

Acadêmicos da Faculdade Guairacá e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Guarapuava, na região Centro do Estado, poderão participar do Startup Garage, programa do Sebrae/PR que será aplicado em parceria com as duas instituições de ensino, que vai proporcionar aos alunos a oportunidade de participar do processo de criação e validação de uma startup, além de desenvolver o potencial empreendedor. A palestra de lançamento do programa aconteceu nesta segunda-feira, dia 5, na Faculdade Guairacá. No próximo dia 20, será na UTFPR, a partir das 14 horas.

A palestra “O Melhor Empreendedor de Marte” é proferida por Matheus Tomio, sócio fundador e CEO da startup CareON e CTO da startup Min´horta. A startup CareON é sua primeira patente e consiste em uma pulseira de segurança para crianças, que notifica os pais caso esqueçam a criança dentro de um veículo. Já a Min´horta é uma startup criada em 2017 por três amigos que iniciaram suas hortas em casa e queriam incentivar mais pessoas a cultivarem seus próprios alimentos.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita, o Programa Startup Garage fortalece o ecossistema de empreendedorismo local e regional, oferecendo aos acadêmicos um ambiente propício para a criação de startups.  “Queremos incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio. O objetivo é que eles concluam o programa com projetos, criem startups e que aproveitem os workshops e mentorias que serão disponibilizados”, diz.

O Programa, que tem duração de quatro meses, com início previsto para setembro, vai disponibilizar 40 vagas. Serão trabalhadas fases com avaliações específicas. A primeira fase é da descoberta, que inclui workshops sobre times de alta performance, mercado, ideias e modelo de negócios. A fase seguinte trata do produto com temas como a validação de mercado, prototipação, canais de vendas e modelo financeiro. Na fase de mercado serão trabalhados temas como o planejamento de marketing, preparação para vendas, aspectos jurídicos, participação de investimentos e a banca com investidores.

“Há aproximadamente três anos a Faculdade Guairacá tem procurado aliar a inovação e o projeto de Educação Empreendedora. Iniciativas como do Startup Garage mostram a importância da interdisciplina e a necessidade de todas as áreas trabalharem a gestão e a inovação. Isso possibilita a capacitação, o conhecimento e de olhar o mundo de outra forma”, considera a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Guairacá, Janete Probst.

O professor e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFR, Adriano Martins de Souza, acredita que o Programa Startup Garage vem ao encontro das necessidades dos acadêmicos que têm a pretensão de empreender. “Não basta ter uma ideia, é preciso ter capacitação para entrar no mercado de trabalho de forma correta e transformar ideias em oportunidades de negócios”, comenta.

Contato para imprensa:
Patrícia Biazetto – (42) 9.8827-9194
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895