Litoral

Entidades estruturam programa de desenvolvimento econômico para Pontal do Paraná

Município do litoral paranaense é o 4º do Estado a implantar o Prodec, que vai mapear ações de desenvolvimento econômico e sustentável para os próximos 50 anos

Representantes do Sebrae/PR, Governo do Paraná, Prefeitura de Pontal do Paraná, Câmara Municipal e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) estiveram reunidos na noite desta quarta-feira (20), no município, para o lançamento do Programa de Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná (Prodec). A proposta, com o programa, é ter um mapeamento para os próximos 50 anos das ações que devem fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável para todos os setores da cidade. 

Para o vice-governador do Paraná e presidente do conselho deliberativo do Sebrae/PR, Darci Piana, o programa desenvolvido no município de Pontal terá benefícios que deverão se refletir em todo o litoral do Estado. “O Prodec é uma excelente iniciativa do poder público e da sociedade civil organizada, que certamente trará bons resultados em médio prazo para o município de Pontal do Paraná. Tenho certeza que Pontal, a partir do Prodec, terá um franco desenvolvimento econômico e social, o que beneficiará sobremaneira todo o litoral paranaense”, avaliou Piana. 

O Sebrae/PR trabalhará nos próximos 12 meses com o Comitê Organizador, que vai criar condições metodológicas para a constituição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Pontal, como explica o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. “Durante um ano, aproximadamente, nossa equipe permanecerá no município para interagir e ajudar na construção do Conselho, que terá condições de traçar uma visão de futuro da cidade, bem como suas câmaras técnicas que nortearão o município a médio e longo prazos”, explicou Tioqueta. 

A próxima etapa do projeto prevê entrevistas com representantes da sociedade civil organizada e o poder público constituído, para entender o que as pessoas pensam de Pontal do Paraná, sob diversas abordagens – como, por exemplo, dos pontos de vista social e econômico. 

Por ser um município de apenas 22 anos, Pontal do Paraná apresenta muitas potencialidades a serem desenvolvidas. O objetivo do Sebrae/PR é ser um elo entre os pequenos negócios, poder público e sociedade organizada, fortalecendo o ambiente econômico da cidade. “Acreditamos que o desenvolvimento territorial pode ser potencializado com a implementação de políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios de MPEs”, avaliou o diretor-superintendente do Sebrae/PR. 

Para o prefeito da cidade, Marcos Fioravante, Pontal está traçando o caminho que quer percorrer nos próximos anos, com autonomia, planejamento e segurança. “Com o conselho, teremos um rumo positivo e seguro para nosso desenvolvimento. Isso dá tranquilidade e segurança. Só temos a ganhar”, avalia. 

A presença da comunidade na cerimônia de lançamento do Prodec reafirmou a proposta de construção coletiva de soluções para Pontal, segundo o presidente da Aciapar, Ercio Luiz. “É uma oportunidade de a comunidade dizer o que quer para Pontal, e poder ser protagonista no desenvolvimento da cidade onde você mora é maravilhoso. Quem está participando vai deixar um legado para a história de Pontal. Aciapar abraçou essa causa e agora estamos orgulhosos desse novo caminho”, avaliou o presidente. 

O presidente da Câmara Municipal de Pontal do Paraná, Fabiano Alves Maciel, concorda com Ercio Luiz sobre o envolvimento da população. “É um projeto espetacular que todo município deveria ter porque ajuda a ter diretrizes mais certeiras. É um projeto de todos, não só do prefeito ou da Câmara. E hoje, isso é uma realidade em Pontal”, afirmou. 

Junto com São José dos Pinhais, Araucária e Fazenda Rio Grande, todos na Região Metropolitana de Curitiba, Pontal do Paraná é o 4º município do Estado a implantar o Prodec.

 

Contato para imprensa:
Denise Morini - (41) 99910-2455
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 / (41) 99232-0502