Estratégia

Sebrae/PR inaugura escritório em Barracão, na fronteira com a Argentina

Nova estrutura complementa estratégia de aproximação com empresários e gestores de 18 municípios da região

Na tarde desta segunda-feira (15), o Sebrae/PR inaugurou o Escritório da Fronteira. A estrutura, localizada junto ao Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), em Barracão, foi criada para atender a 14 municípios paranaenses, mais Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Comandante Andresito, na Argentina. 

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou que o Escritório da Fronteira será um ponto de aproximação com o empresariado. 

“Estaremos ainda mais perto, pois, historicamente, participamos de programas de desenvolvimento territorial, formação de lideranças, educação empreendedora e fortalecimento das ações binacionais, entre outros", destacou Tioqueta. 

O diretor-superintendente salientou o trabalho das lideranças regionais para o desenvolvimento da Fronteira e a intenção do Sebrae/PR de melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. "Estamos ao lado dos pequenos negócios, dos empreendedores que são o alicerce da economia do País. O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas são peças-chave no desenvolvimento da economia local", completou. 

Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, afirmou que o novo escritório foi instalado para responder aos anseios dos municípios parceiros. 

“Esta região é destaque na cooperação transfronteiriça e, para fortalecer ainda mais esse reconhecimento, agora contará com estrutura física integrada ao CIF”, completou. 

Na solenidade, Thyago Wanderlan Gnoatto Gonçalves, prefeito de Dionísio Cerqueira (SC) e presidente do CIF (que é composto também pelos municípios paranaenses de Bom Jesus do Sul e Barracão e de Bernardo de Irigoyen [ARG]), recordou que a realidade da Fronteira só mudou quando os municípios começaram a trabalhar de forma integrada. 

“Somente assim conseguimos mostrar a força da nossa região. O Sebrae acreditou nos talentos locais, nos nossos empreendedores. Esse apoio é fundamental para o nosso desenvolvimento”, ratificou Gonçalves. 

Pelo lado argentino, Guillermo Fernández, intendente de Bernardo de Irigoyen, projetou novas ações colaborativas. 

“O Sebrae para nós é muito importante porque abrange muitas coisas, como o projeto Fronteiras Cooperativas e o CIF. Sabemos que, com a metodologia de integração, podemos tratar de questões como educação, saúde e segurança pública. Somos países diferentes, municípios diferentes, mas o objetivo é um só, o desenvolvimento da região.” 

Os empreendedores da região foram representados pela empresária Talita Casagrande, presidente do Comitê de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas - Fronteiras Cooperativas. 

“O escritório do Sebrae é uma conquista muito grande. Está localizado em Barracão, mas vai trabalhar por todos os municípios da região. E nós, do comitê territorial, estamos dispostos e capacitados para atuar junto às administrações públicas para promover o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento local”, observou Talita. 

Lideranças presentes

O evento foi prestigiado por lideranças de toda a região. Estiveram presentes os prefeitos Marco Aurélio Zandoná (Barracão), Cezar Bueno (Bom Jesus do Sul), Zelírio Peron Ferrari (Santo Antonio do Sudoeste), Inácio Werle (Planalto), Américo Bellé (Capanema), Milton Andreoli (Realeza), Disnei Luquini (Ampére) e Caetano Alievi (Manfrinópolis). Da Argentina, participaram os intendentes Guillermo Fernández (Bernardo de Irigoyen), Fausto Rojas (San Antonio) e Bruno Becker (Comandante Andresito). 

O escritório da Fronteira atenderá aos municípios de Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pérola D'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho e Santo Antonio do Sudoeste, além de Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Comandante Andresito, na Argentina. 

Com o Escritório da Fronteira, a rede física de atendimento do Sebrae/PR, composta por seis regionais, passa a ter 21 escritórios, 43 pontos de atendimento e 158 salas do empreendedor, e está presente em 151 municípios paranaenses.  O novo espaço da Regional Sul do Sebrae/PR está instalado no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) - avenida Brasil, 33, no bairro Alvorada, em Barracão.

Tags: Sebrae/PR