Sudoeste

Supermercados paranaenses inspiram-se no modelo de atendimento Disney

Quarenta estabelecimentos participam de projeto que se baseia na cultura da empresa norte-americana, referência mundial

Teve início, em 14 de julho, uma nova ação com supermercados da região sudoeste do Paraná para a melhoria do atendimento. O Modelo de Atendimento de Excelência é a mais nova ação do projeto de Encadeamento Produtivo, resultado da parceria entre a Rede Forte de Supermercados e o Sebrae/PR. Até dezembro deste ano, 40 estabelecimentos associados trabalharão para implantar uma jornada de experiências ao cliente, com inspiração na sistemática adotada pelo grupo norte-americano Disney. 

Para tanto, foi formado um comitê com mais de 60 pessoas, que participam de encontros quinzenais por vídeo. De início, o trabalho será entender que tipo de modelo é utilizado e quais as boas práticas que já acontecem nos supermercados. Em seguida, será elaborado um manual destinado aos colaboradores, com diretrizes para proporcionar experiências positivas aos clientes. 

Sandro Luiz Dalle Laste, presidente da Rede Forte de Supermercados, acredita que o Modelo de Atendimento de Excelência será um marco para a associação. 

“Nos 16 anos da rede, tivemos vários divisores de prosperidade. Em termos de atendimento, será algo inovador. Esperamos que nossas lojas sejam reconhecidas pela excelência no atendimento aos clientes”, afirma Sandro. 

O presidente da Rede Forte também ressalta que as ações do projeto de Encadeamento Produtivo não pararam durante a pandemia de Covid-19. “Não é por causa da crise que temos que parar. Pelo contrário, temos que nos superar, encontrar novas alternativas. É um momento crucial e também estamos pensando no cenário pós-pandemia”, justifica. 

A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, explica que o manual do Modelo de Atendimento de Excelência será finalizado no próximo mês de novembro. 

“Cada loja terá um colaborador treinado para colocar o manual em prática, algo como um guardião da experiência ao cliente. Aspectos como comportamento, postura, uniforme, e formas de abordagem serão contemplados. A intenção é que o modelo faça parte do DNA da marca Rede Forte com valores e princípios que devem ser seguidos”, adianta a consultora. 

A ação não pretende copiar o modelo norte-americano. “A Disney é referência mundial de como gerar uma experiência inesquecível de atendimento. Eles seguem boas práticas e criaram uma cultura nos colaboradores, o que pretendemos aplicar nos estabelecimentos de acordo com a realidade da região”, completa Jocelei.

 

 
 
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