SouCuritiba

Projeto de economia criativa abre inscrições para coleção 2019

Voltado para empreendedores, SouCuritba já recebeu medalha no Prêmio Brasil Design Award, maior reconhecimento do design nacional

Chega à sétima edição o SouCuritiba, projeto de economia criativa direcionado para empresários de micro e pequeno portes interessados em criar novos produtos da linha de lembranças da capital paranaense.De 13/5 a 19/5, empreendedores e profissionais criativos como designers, artesãos, artistas, fotógrafos, publicitários, turismólogos, arquitetos, entre outros, que atuam em Curitiba e Região Metropolitana, poderão se pré-inscrever na edição de 2019. Também podem se candidatar profissionais do segmento alimentício que atuam com suvenires gastronômicos, desde que estejam com as licenças sanitárias em dia.

Para pré-inscrição, o candidato pode acessar o site do projeto: www.soucuritiba.com, baixar e ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar para contato@fabbrodesign.com.br. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e pelo tipo de material empregado no produto, atendendo ao requisito de que o candidato seja formalizado como microempreendedor individual, micro ou pequena empresa. 

A participação é gratuita e as vagas são limitadas a 20 participantes. Os encontros acontecerão no Sebrae e em espaços da cidade, e a previsão é de finalizar as quatro etapas até o fim do ano. O SouCuritiba é um projeto do Sebrae/PR em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba Convention e Visitors Bureau e Centro Brasil Design. 

Reconhecimento

Em 2018, o SouCuritibarecebeu a medalha de bronze no Prêmio Brasil Design Award, a maior premiação do design nacional, na categoria Design de Impacto Positivo. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a premiação é o reconhecimento de um trabalho que está levando a cidade cada vez mais longe. “É uma grande conquista para todos os produtores e parceiros, o que mostra que estamos cumprindo nossa missão, nos tornando referência nacional dentro desta categoria de produtos que envolvem o design em toda sua cadeia de desenvolvimento”, afirma.

Patrícia cita ainda que um dos pontos altos do projeto é a geração de receita dentro do município. A consultora calcula que o SouCuritiba já tenha sido responsável por um faturamento de cerca de R$ 1,2 milhão a partir da venda de mais de 78 mil produtos.

Programação

Estão previstas orientações de mercado, capacitações para o empreendedorismo, imersão ao turismo, palestras e oficinas de história e criatividade, além de workshops de embalagem e precificação, que irão auxiliar na criação de um novo produto ou melhoria de um produto já existente. Na última etapa, os produtos serão avaliados. É necessário que o candidato tenha 75% de frequência e passe por todas as etapas de avaliação, em critérios de qualidade e inovação. Uma vez aprovada pela curadoria do projeto, o produto a pronto ganhará marca SouCuritiba.

“Ganham a cidade e os participantes. A cidade ganha à medida que amplia a variedade de produtos oferecidos aos turistas. Já os participantes, melhoram seu processo de criação, desenvolvimento e comercialização, tendo como base as capacitações e consultorias do Sebrae/PR e dos parceiros envolvidos no projeto, de forma gratuita”, avalia a consultora. 

Contato para imprensa:
Yrit Sitnik - (41) 99873-2909| (41) 3035-5669
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895

 

 

Tags: Economia criativa, Sebrae/PR, SouCuritiba