Ambiente

Lideranças da região leste do Paraná cooperam pelo desenvolvimento local

Encontro Regional de Líderes e Comitês das Micro e Pequenas Empresas foi promovido em Curitiba, pelo Sebrae/PR, nessa quarta-feira (04)

Integrar as ações de desenvolvimento para o estímulo às micro e pequenas empresas, fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento das cidades e territórios. Foi com esse objetivo que o Sebrae/PR reuniu, nessa quarta-feira (04), 190 lideranças dos municípios e comitês territoriais de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Vale do Ribeira e Gralha Azul.

Durante o encontro, os participantes debateram necessidades, casos de sucesso e iniciativas que conseguiram estimular a integração entre os municípios para o desenvolvimento do ambiente de negócios. Atualmente, as micro e pequenas empresas correspondem a 99% do total de empresas do estado e suas atividades são responsáveis por 56% da força de trabalho e 20% do PIB estadual.

O encontro foi realizado com a parceria do Fopeme (Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná), Governo do Paraná, Assomec (Associação dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba), Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Pró-Metrópole, Cacileste (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná) e Ampec (Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Litoral).

Para Luiz Antonio Rolim, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, o encontro foi um espaço para a troca de experiências entre municípios e fortalecimento da cooperação.

“É importante discutirmos estratégias de apoio ao empreendedorismo porque elas são necessárias para o desenvolvimento. Sabemos das potencialidades dos municípios e podemos desenvolver a governança, fortalecer o trabalho com as associações e comitês e envolver órgãos públicos e entes privados para que esse trabalho gere negócios, emprego e renda”, explica.

Rolim afirma que fazem parte desse trabalho comitês locais como o Programa Cidade Empreendedora, Comitês Territoriais, como o Programa Pró-Metrópole, na Região Metropolitana, e estaduais como o Fopeme que produzem ações e políticas públicas integradas de estímulo ao empreendedor.

Durante o evento, as lideranças dos territórios Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Vale do Ribeira e Gralha Azul se reuniram para debater soluções e possibilidades de integração. Os participantes também puderam acompanhar alguns cases de sucesso em que a cooperação entre os agentes públicos, privados e o setor produtivo geraram resultados.

Um dos exemplos, apresentados pelo consultor do Sebrae/PR, Vinícius Milani, foi o projeto do Grupo de Trabalho Agro Alimentar do Programa Pró-Metrópole, voltado para o desenvolvimento agroalimentar dos 29 municípios da Região Metropolitana. O grupo é responsável pela criação do Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam), que leva capacitações aos produtores em relação a padrões de identidade e qualidade, gestão e integração com cooperativas, estímulos a comercialização dos produtos, seminários sobre as melhorias a serem implementadas, entre outras ações.

Um dos resultados foi um crescimento nas vendas de R$ 5,175 milhões em 2016 para R$ 8,6 milhões em 2018, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no chamamento público da prefeitura de Curitiba.

Contato para imprensa:
Renan Araújo - (41) 98814-0721 / (41) 3035-5669
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 / (41) 992320502