Londrina

Programa vai orientar pequenos empresários na formatação e gestão de franquias

Linhas de trabalho foram apresentadas a grupo de empresários e interessados em investir no setor de franchising

Para capacitar empresários de Londrina e região que desejam transformar negócios no modelo de franquias e quem deseja empreender no segmento, o Sebrae/PR lançou, na noite desta quarta-feira (17), o Programa Franquias. O encontro foi realizado na sede da entidade e apresentou aos convidados os principais números do setor, além da experiência de empresários locais que formataram seus negócios para serem franqueados. O Programa é realizado parceria com a Fecomércio/PR. 

O especialista em franquias, George Baum, destacou em palestra os principais números do mercado de franchising no Brasil. São mais de 2,8 mil marcas, 153 mil unidades franqueadas, mais de 1,2 milhão de postos de trabalho diretos e faturamento superior a R$ 174 milhões, em 2018. Segundo ele, o setor é caracterizado pela entrada frequente de investidores e empreendedores que buscam bons negócios, resultados financeiros e realização profissional. Só no ano passado, o segmento de franchising cresceu 7% no Brasil. Em número de empregos, o aumento foi de 8%. Para os interessados em investir em franquias, Baum destacou que a principal vantagem é que elas já são modelos de negócios testados. Enquanto apenas 20% dos negócios próprios sobrevivem a cinco anos, 97,5% das franquias permanecem no mercado no mesmo período. 

A consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe, destacou que o Programa é customizado para empresários que desejam formatar os negócios em franquias. Entre as ações propostas para 2019 está a Trilha de Aceleração de Franquias, que oferecerá aos participantes conteúdos especializados sobre o setor, troca de experiências, além do acesso a mercado através da participação em grandes eventos do setor, como a ABF Franchising Expo, que ocorre em São Paulo, no mês de junho. Leda lembrou ainda que o Sebrae/PR oferece os serviços de diagnóstico de Franqueabilidade e formatação de franquia. 

As apresentações foram seguidas de um talk-show com os empresários londrinenses Tiago Ferreira Reche, presidente do Grupo EmFa, e Emerson Valdir Carlesso, dono da marca Pudim Holandês. O modelo de negócio de Reche é focado na oferta de supletivo, nas modalidades presencial e online, para a preparação da prova do governo que oferece o certificado do ensino médio. O professor criou a empresa há oito anos e opera com cinco unidades próprias, uma delas em Londrina, e tem 60 franqueadas no Paraná. A expectativa é que o grupo fature R$ 10 milhões em 2019. Para o empresário, antes de formatar o negócio em franquia, é necessário entender como opera o mercado que, no caso dele, é na área da educação.

 

O empresário Emerson Carlesso também passou pelo processo de formatação da sua franquia. Em 2011, ele abriu uma indústria para fabricar e distribuir o famoso pudim holandês antes vendido apenas no próprio restaurante. Diante da aceitação do produto, ele decidiu vender o ponto e investir na fábrica, que hoje emprega seis funcionários em Londrina. “A receita é familiar e foi aperfeiçoada por mim a partir dos pedidos dos nossos clientes”, contou. Hoje, a indústria fornece a sobremesa para grandes redes de supermercados, minimercados, padarias, cafés e atende uma população de até 1 milhão de pessoas em Londrina e Região Metropolitana até Maringá. A ideia de franquear a indústria surgiu da dificuldade na distribuição do produto a longa distância. A partir do momento que se lançar no mercado de franqui , o empresário disse que pretende ampliar o portfólio e lançar os pudins diet e sem lactose. 

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, lembrou que o empresário franqueador é um grande gerador de empregos e oportunidades. “Quando um franqueador instala a sua marca na cidade e região, especialmente com lojas amplas, acaba fomentando toda a economia, gerando postos de trabalho, riqueza e oportunidades”, destacou. Segundo ele, o setor de franchising é visto com bons olhos pelo Sincoval, que busca incentivar esse tipo de operação dentro do varejo.

 

Contato para a imprensa: 
Amanda de Santa - (43) 98808-2598 / (43) 99917-7751
Adriano Oltramari - (41) 3330-5895 -  
 

Tags: Franquias Paraná, franquias