Comportamento e negócios

Sebrae/PR orienta pequenas empresas sobre tendências de consumo e mercado

Caderno de Tendências leva empreendedor a refletir sobre forças, fraquezas, oportunidades, consequências e ações para abrir ou alavancar uma empresa

Planejar um novo negócio ou alavancar uma pequena empresa de maneira antenada com as mudanças no comportamento de consumo em todo o Brasil e no mundo já é uma realidade. O Caderno de Tendências 2018/2019, solução inovadora disponibilizada pelo Sebrae/PR, também conta com uma ferramenta online de reflexão, totalmente gratuita, para orientar pequenos negócios com base em 37 tendências divididas em quatro macrotendências (sociedade e economia inteligentes, novos comportamentos de consumo, gestão para o futuro e experiências reais), que devem influenciar o mercado nos próximos anos. 

O trabalho é baseado em análises de 14 reports (relatórios, em português), das principais entidades mundiais especializadas no tema, com uma equipe de profissionais do Brasil, Itália, Inglaterra e Portugal. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/2AEqQHa

Por meio da ferramenta, o empreendedor tem a possibilidade de iniciar o planejamento de um negócio, destacando as forças, fraquezas, oportunidades, consequências e ações necessárias para a implementação de cada uma das tendências que escolher. De acordo com Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR, os consumidores estão cada vez mais conscientes e em busca de novas soluções. 

“Quem não ficar atento ao que acontece no mercado, perde em competitividade. O Caderno de Tendências é um direcionamento para que ele se mantenha competitivo, possa identificar para onde seus clientes estão indo e quem podem ser seus novos clientes”, analisa. 

Macro e micro

De acordo com Reck, macrotendências tratam de mentalidades globais, originadas por novas necessidades de comportamento em comum na sociedade. “Neste caso, essas mentalidades tomam proporções tão grandes que passam a afetar simultaneamente uma vasta gama de setores da indústria e tem um prazo mais longo, de 15 a 30 anos”, explica.  

Já as tendências e microtendências, segundo Reck, são padrões de comportamento e consumo mais específicos, que surgem devido às mentalidades globais das macrotendências. “Por meio dessas manifestações em menor escala, ou em menos setores, pode-se compreender com mais precisão – ou na prática – quais são os tais novos anseios e desejos da sociedade”, avalia o consultor.