Evolução

Seminário motiva empresários a repensar conceitos e negócios para crescer

Objetivo do evento é estimular crescimento das empresas, com foco em melhorar a experiência do consumidor

Compreender que no mercado só existe espaço para o profissionalismo, que os avanços têm acontecido de forma cada vez mais rápida e que é possível “acessar” a mente dos clientes, tudo para crescer, bastando traçar estratégias ousadas e qualificadas. Foi isso o que o Seminário Desafios do Crescimento, realizado pelo Sebrae/PR, nesta terça-feira (2), em Maringá, proporcionou aos 210 empresários participantes do evento. 

"O Seminário foi projetado para negócios com potencial de crescimento. Um dos desafios é o atendimento, por isso, as empresas devem buscar informações e se movimentar nesse sentido, para crescer acima da média, tornando-se mais sólidas, competitivas e distribuidoras de renda”, destacou o gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, responsável por abrir as atividades do encontro. 

Atento, o público foi estimulado a repensar seus modelos de negócios após assistir à palestra Tendência e adaptabilidade, ministrada pelo consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, que falou sobre como os negócios atuais estão ficando desinteressantes no mundo moderno. “Os próximos dois anos serão mais impactantes para as empresas do que foram os últimos 200 anos. A nova economia é veloz e disruptiva”, frisou. 

Kretzmann ressaltou que se um produto ou serviço que o cliente experimenta não for sempre melhor, a concorrência sairá ganhando. “O paladar não retrocede. Se a empresa quer resultados incríveis, precisa de ações extraordinárias”, destacou, ao apresentar casos como o da ferramenta Sabor das Músicas, lançada pela Tramontina no Spotify, que transforma canções em receitas e indica os utensílios da marca adequados ao preparo do prato. 

O proprietário de uma hamburgueria em Maringá, Lucas Ogawa Velasques, relatou que após participar do Desafios em 2018 criou um recurso de atendimento personalizado: quem consome na hamburgueria e posta foto com a hashtag da marca pode retirar na loja a imagem impressa em efeito retrô. “A ação está sendo positiva”, disse. “Desta vez, vim buscar inspiração para uma startup no setor de entregas, que é um sonho antigo”, contou o empresário. 

Estar mais próximo dos clientes no plano do inconsciente agora é ideia que passa pela cabeça dos participantes do Seminário, que acompanharam a segunda palestra do encontro. O especialista em marketing Fernando Kimura abordou o tema Marketing do Futuro: como entrar na mente do consumidor. 

Com exemplos práticos, Kimura mostrou o efeito que causam no consumidor embalagens criativas, coloração condizente ao objetivo da marca, narrativas artísticas e, entre outros, jingles-chiclete, que cantou com o público. “Atraindo a atenção e fixando-se na memória do consumidor, é possível provocar emoções que levam à compra”, pontuou o especialista. 

É gerando conteúdo nas redes sociais e em uma plataforma própria que Vanessa Malavazzi Cardoso Herradon, de uma revendedora de veículos, pretende atrair o interesse dos clientes. Essa é a primeira vez que a empresária participou do Seminário Desafios, no intuito de buscar informações qualificadas. “Já fazemos ações para atrair os clientes, mas precisamos profissionalizar esse trabalho, afinal, não vendemos carros, mas sonhos”, comentou. 

Além das palestras, o seminário contou com uma dinâmica de conexões, em que os empresários se revezaram para compartilhar experiências e ampliar a rede de contatos. “Conheci pessoas do meu segmento, como arquitetos e outros profissionais da construção civil e fornecedores. Trocamos contatos para novas conversas depois do evento. Foi um primeiro passo do que pode virar negócio para mim”, relatou a arquiteta Mariana Roman Martins Molina. 

Summit Sebrae

A programação para os negócios de alto potencial será encerrada com o Summit Sebrae, que reunirá empresas que participaram dos Seminários em todo o Estado. Na oportunidade, os empresários vão conhecer novos mercados de atuação e modelos de negócios inovadores. O evento será realizado pelo Sebrae/PR em Curitiba, nos dias 9 e 10 de outubro. Interessados podem acessar o site https://www.sebraepr.com.br/loja.

 

Contato para imprensa:
Fernanda Bertola – (44) 99882-1525 | (44) 98820-7083
Adriano Oltramari – (41) 33305895