Destaque nacional

Paraná foi o estado destaque na Semana Global de Empreendedorismo

Ao longo do mês de novembro, o Sebrae/PR e 300 parceiros ofertaram 3.350 eventos realizados em 280 municípios

O Paraná foi o estado brasileiro campeão em número de eventos realizados durante a Semana Global de Empreendedorismo (SGE), maior iniciativa mundial voltada à difusão da cultura empreendedora. Ao longo do mês de novembro foram realizadas 3.350 atividades, sendo 2.614 delas promovidas pelo Sebrae/PR. Minas Gerais, com 2.719 eventos e São Paulo, com 1.144, completam os 3 maiores em número de eventos. 

No território paranaense foram disponibilizadas mais de 380 mil vagas em ações, que contaram com a mobilização de mais de 300 parceiros, em 280 municípios. Entre os temas mais ofertados estiveram inovação, empreendedorismo, vendas e marketing, finanças e educação empreendedora. 

"Tivemos uma equipe e parceiros engajados na condução da agenda da Semana Global, o que contribuiu para a disseminação da cultura empreendedora e refletirá em oportunidades e no próprio ambiente de negócios em todo Paraná”, analisa Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR. 

Brasil 

Em todo o país, foram realizadas 13.712 atividades, disponibilizando 1,8 milhão de vagas em eventos realizados em 2.327 cidades brasileiras. Os números registrados nesta edição foram quase o dobro de 2018 e superior aos demais períodos. Desses, 9.376 foram oferecidos pelo Sebrae, o que corresponde a 68% do total. Em pelo menos dez estados do país, a maior parte das cidades receberam eventos. O Espírito Santo atingiu 90% de seus municípios, seguido por Goiás (72%), Paraná (70%), Ceará (65%) e Santa Catarina (63%). 

“O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A comemoração da SGE começou em 2007, por iniciativa do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm. No ano seguinte, começou a movimentação a nível mundial, por intermédio do Brasil, Alemanha, Estados Unidos, França, Grécia e Reino Unido, além de outros 12 países. Hoje são 170 nações envolvidas, sendo que o conselho da Semana Global de Empreendedorismo é liderado pelo Sebrae no Brasil e que reúne organizações como a Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor e Júnior Achievement.