Cascavel

Vertical Agritech promove conexões entre tecnologia e agronegócio no Show Pecuário

Evento reuniu principais players das áreas de tecnologia, agronegócio e inovação da região oeste do Paraná

Produtores rurais, representantes de instituições de ensino, empresas, cooperativas e entidades públicas se reuniram durante mais um encontro da Vertical Agritech, que é o fórum de conexão entre atores da cadeia de valor, realizado durante o 5º Show Pecuário, em Cascavel, de 23 a 26 de julho. O encontro complementa o calendário de ações, que tem como objetivo planejar e executar soluções, além de construir parcerias que possam contribuir com a consolidação do ecossistema de inovação do agronegócio. 

“O Show Pecuário nos possibilitou novas conexões entre os participantes da governança às empresas âncora da região, startups e possíveis investidores. Foi uma oportunidade muito produtiva, onde pudemos presenciar a interação real entre os principais players do agro”, destaca o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso. 

A participação da Vertical no evento realizado Sindicato Rural de Cascavel e Sociedade Rural do Oeste do Paraná, foi possibilitada por meio de uma parceria entre diversas instituições da região, apoiadoras da inovação no campo. Uma união de esforços que, segundo o executivo da AcicLabs, Cleyton Silva, mostra o verdadeiro significado da inovação. 

“Falamos muito sobre inovação e quando abordamos esse assunto, as pessoas normalmente já associam o conceito às tecnologias e aplicativos quando, na verdade, podemos aplicar a inovação em setores diversos, como agricultura e pecuária. No Show Pecuário, pudemos ver vários projetos que não estão ligados diretamente à questão digital, mas sim a um novo processo que pode gerar rendimentos acima da média e oferecer mais estabilidade aos projetos dentro do agronegócio”, observa Silva. 

Selmo José Bonatto, professor da Unioeste e coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), levou alunos da turma de Pós-Graduação da Instituição para participarem do Show Pecuário junto a estrutura da Vertical Agritech. Segundo ele, essa parceria foi essencial para gerar novas parcerias. 

“A Unioeste conseguiu expor alguns projetos de alta tecnologia aplicados à agricultura de precisão e os alunos puderam encontrar um ambiente propício para interagir com o setor produtivo e trocar experiências com outras startups”, comenta o professor. 

Uma das startups que expôs suas soluções durante o evento foi a Netword Agro, de Palotina. A empresa oferece uma tecnologia de monitoramento de solos e lavouras para uso em agricultura de precisão e, como resultado, os agricultores conseguem uma redução dos custos com defensivos agrícolas. A partir do evento, o CEO da startup, Marcos Ferronato, CEO da startup, acredita que a participação no evento atingiu as expectativas. 

“A presença no Show Pecuário foi muito importante para a concretização de parcerias estratégicas, a fim de implementarmos o nosso plano de expansão. Em todos os eventos realizados em parceria com o Sebrae/PR, conseguimos bons resultados e melhoria de nosso negócio, e agora, em especial, conseguimos firmar parceria com uma empresa que fabrica drones de pulverização”, relata Ferronato. 

Para o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, a participação da Vertical Agritech num evento como o Show Pecuário consolida a necessidade da união entre tecnologia, agro e pecuária. 

“Durante o evento, pudemos ver aqueles que estão desenvolvendo alguma solução buscando, dentre os participantes que representam a classe produtora (seja ela da agricultura ou da pecuária), a oportunidade de fazer um enlace entre oferta e demanda. Estamos nos preparando para uma nova década de transformações e muitos desafios que demandarão de tecnologia e inovação provindas de startups e aplicativos, por exemplo, para que possamos, enquanto produtores, aproveitar as oportunidades do mercado da melhor forma possível”, conclui Orso. 

O próximo encontro da Vertical Agritech ocorrerá no próximo dia 08 de agosto, durante o Fórum Regional de Inovação na Agropecuária, no escritório do Sebrae/PR, em Cascavel (Rua Vitória, nº 2564), das 13h30 às 17h30. Na programação, haverá dois painéis: um sobre “Demandas locais de modernização, tecnologia e inovação” e o outro com o tema “ecossistema e ofertas de inovação”. Para saber mais sobre o evento, basta entrar em contato com o Sebrae/PR, pelo telefone (45) 3321-7050. 

Show Pecuário

Criado em 2015 com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores de animais da região Oeste do Paraná, o Show Pecuário é um dos eventos em maior ascensão da agropecuária paranaense. Além da feira, dos expositores, da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o evento reuniu mais de 1,5 mil animais entre bovinos de leite e corte, ovinos que participaram de leilões, julgamentos e do balcão permanente de negócios. Cerca de 4 mil visitantes passaram pela feira.

 

Contato para imprensa:
Camila Agner - (45) 99964-4457 | (45) 98801-2920
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895