Negócios

Capacitações preparam pequenos empreendedores para as compras públicas

Até novembro serão 16 atividades com palestras e oficinas, 100% online, em oito cidades das regiões de Ponta Grossa e Guarapuava

Empresários de micro e pequenas empresas podem participar do circuito de capacitações sobre compras públicas, que será realizado de forma digital, a partir do dia 21 setembro, em algumas cidades da região. Ao todo, serão contemplados oito municípios, com um total de 16 ações, entre palestras e oficinas. A realização é do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar) e prefeituras.

As palestras vão abordar os benefícios da lei para micro e pequenas empresas e, as oficinas, com viés técnico, auxiliarão os empresários na análise de editais e dos principais sites de compras públicas. Em Rio Azul, a palestra será no próximo dia 21, e as oficinas nos dias 22 e 23 de setembro, ambos às 19 horas.

Em Turvo, a palestra será no próximo dia 22, às 19 horas, e as oficinas nos dias 29 de setembro e 06 de outubro, às 19 horas. Em Ipiranga, a palestra acontece no dia 29 de setembro, às 19 horas, e as oficinas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, às 19 horas. Nos demais municípios, a programação ainda está sendo definida.

Os interessados podem se inscrever até um dia antes de cada evento. Os dez primeiros inscritos receberão uma hora de consultoria gratuita em compras públicas.

“O mercado de compras públicas representa uma ótima oportunidade de crescimento para essas empresas. Para isso, é preciso buscar informações qualificadas e se preparar para atender às exigências. Com os eventos procuramos estimular as empresas e ajudá-las a superar a desconfiança que ainda existe com o poder público”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço.

O estímulo às compras governamentais para as micro e pequenas empresas segue a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que oferece benefícios na participação de processos licitatórios relacionados à simplificação das obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e de créditos. Entre algumas dessas vantagens estão processos seletivos exclusivos, regularidade fiscal e subcontratação de microempresa e empresa de pequeno porte.

 

PROGRAMAÇÃO

Turvo

Palestra: 22/09

Oficinas: 29/09 e 06/10

Rio Azul

Palestra: 21/09

Oficinas: 22 e 23/09

Ipiranga

Palestra: 29/09

Oficinas: 30/09 e 01/10.

 

Assessoria de imprensa Sebrae:

Patrícia Biazetto - (42) 98827-9194