MPEs

Melhoria do ambiente de negócios foi tema de evento no centro do Paraná

Seminário realizado pelo Sebrae/PR, em Irati, mostra como iniciativas podem mudar o dia a dia dos empreendedores

Prefeitos, secretários municipais, líderes de associações comerciais e agentes de desenvolvimento da região central do Paraná reuniram-se nesta quarta-feira (28), em Irati, no 2º Seminário Ambiente de Negócios Regional Centro, realizado pelo Sebrae/PR. A pauta do evento envolveu inovação e liderança no setor público, com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas.

Prefeituras que apostam na inovação, como as de Ponta Grossa e Guarapuava, apresentaram exemplos de projetos. A coordenadora da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, Tônia Mansani, expôs a experiência da Sala Digital, iniciativa que rendeu ao prefeito Marcelo Rangel, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa nacional, na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.

A Sala Digital tem como proposta simplificar, integrar e levar, a qualquer hora do dia, serviços aos empresários, como a formalização, legalização, emissão de notas, capacitação, acesso a compras públicas, entre outros. De janeiro de 2018 até o dia último dia 26, a Sala contabiliza 49 mil acessos e mais de 8 mil inscritos.

A Prefeitura de Guarapuava também mudou o cenário local ao analisar o que era ofertado para quem tinha um negócio ou pretendia empreender. Conforme o prefeito César Silvestre Filho, algumas mudanças impactaram no cenário, como a emissão de alvará em 24 horas, oferta de crédito – graças às parcerias com agentes de crédito, cooperativas de crédito, agências de fomento -, e capacitações.

 “Saímos de 4 mil atendimentos, em 2015, para 23 mil, em 2019”, citou. O Município apostou ainda num sistema de descentralização do licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local, que permite aos empreendedores rapidez ao acesso de documentos, e criou o Programa Inova Guarapuava, com investimentos em ações relacionadas à inovação e tecnologia.

As iniciativas renderam, neste ano, ao gestor público, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual, na categoria Desburocratização e Implementação da Rede Sim. Em 2016, o Município foi reconhecido como referência paranaense, na categoria Municípios Integrantes do G100.

Para o gerente da regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, o evento permite a troca de experiências e reforça a importância dos agentes de desenvolvimento nos municípios. “São pessoas importantes que, em conjunto, com o gestor local, ajudam a planejar ações que podem transformar as cidades”, disse.

Inovação

Na palestra ‘Inovações que mudam tudo’, o especialista em descomplicar a inovação, Marcelo Pimenta, mostrou, com exemplos práticos, como iniciativas simples podem mudar as cidades. Uma delas é Maripá (PR), com pouco mais de 5 mil habitantes e que tem o título de Cidade das Orquídeas. Tudo começou na década de 1990, quando uma professora promoveu uma gincana com os alunos para ver quem plantava mais orquídeas. A cada florada, que acontece em agosto, milhares de turistas desembarcam na cidade para a Festa da Orquídea e do Peixe.

Já Remígio (PA), consegue chamar a atenção com a Corrida Internacional de Remígio, que já está na 20ª edição, iniciativa do ex-prefeito Chió, apaixonado por atletismo. O evento atrai a atenção de maiores corredores do mundo. Em Belo Horizonte, startups como a Sympla, Hotmart e Méliuz, chamam a atenção do mundo para a cidade.

O ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, falou sobre o tema ‘Smart Cities’, com o objetivo de gerar reflexão dos participantes quanto à atuação dos agentes de desenvolvimento no processo de construção de cidades inteligentes. Barros é reconhecido pela evolução de Maringá em três indicadores: econômico, desenvolvimento urbano e humano. Foi na sua gestão que foi criada o primeiro observatório social.

“Com o Seminário é possível mostrar como o engajamento do poder público na inovação é importante e favorece o ambiente para os pequenos negócios”, frisa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Lourenço Ribeiro.

Contato para imprensa:
Patrícia Biazetto – (42) 9.8827-9194
Adriano Oltramari – (41) 33305895 / (41) 992320502