Projeção

Fórum Paraná Turístico 2026 debate experiências e tendências no setor

Evento, realizado em Curitiba, trouxe programação relacionada à Qualidade e Competitividade; Governança e Sustentabilidade; e Marketing e Inovação

Representantes de empresas, entidades e órgãos ligados ao Turismo se reuniram nesta quarta-feira (28), no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, para discutir tendências para o setor. Eles participaram do Fórum Paraná Turístico 2026 – Destinos Turísticos Inteligentes. O evento integrou ações de um plano estratégico para o desenvolvimento da área, traçado com parceiros ainda em 2015 e vigorará até 2026. A realização do Fórum foi uma organização da Fecomércio PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Governo do Estado, Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e Sebrae/PR.

A programação foi norteada por três grandes eixos: Qualidade e Competitividade; Governança e Sustentabilidade; e Marketing e Inovação. Também houve palestra e painéis com casos de impacto tecnológico no mercado turístico, com a participação de representantes do Sebrae Maranhão, Ministério do Turismo, Paraná Convention, Fecomércio PR e das redes hoteleiras Omnibees e Accor Hotéis. 

“É um momento para discutir o que está em nosso planejamento, apresentar bons exemplos e trocar experiências. O plano para que tenhamos destinos turísticos inteligentes acontece no dia a dia”, comentou o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cézar Rissete. De acordo com ele, 14 regiões do Paraná estão abrangidas pelo planejamento iniciado pela rede de parceiros turísticos. “São mais de 50 instituições olhando para o mesmo horizonte e cada uma fazendo sua parte”, disse. 

Para o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio/PR, Rodrigo Rosalem, o Fórum também é uma oportunidade para debater estratégias e eventuais correções de rota no planejamento realizado. “É um plano do qual temos muito orgulho de participar. Não são todos os estados e municípios que param para pensar em ações, a longo prazo”, assinalou. 

O secretário de Estado do Esporte e Turismo, João Barbiere, por sua vez, pontuou que o Paraná tem, cada vez mais, tratado o Turismo como assunto sério. Ele avaliou que, hoje, gestores estão começando a entender o poder de transformação que o setor detém. “Fazer a diferença na vida das pessoas é uma ação política. O Turismo não tem limites quanto a isso”, defendeu. 

Futuro

Questões como empoderamento feminino, slow tourism, ferramentas tecnológicas e novos modelos de negócio foram pontuadas pela consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, durante palestra no evento. Patrícia observou que é necessário que as empresas e instituições envolvidas na área considerem esses temas na formatação de seus destinos turísticos para ampliar sua competitividade. “Nenhuma tendência sozinha é capaz de desenhar o futuro, mas é importante que olhemos para esses pontos na hora de repensar a nossa forma de fazer Turismo”, afirmou. 

Um dos exemplos bem-sucedidos apresentados no Fórum foi o voucher eletrônico digital utilizado na Rota das Emoções, que envolve os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O sistema tem despertado o interesse de gestores de turismo Brasil afora.

Criada neste ano na cidade de Barreirinhas (MA), a ferramenta gera dados exatos sobre a prática do turismo na região - um subsídio importante para propor ações para o desenvolvimento local. O prefeito de Barreirinhas (MA), Alberico Filho, relatou como o projeto teve início e parte dos resultados já obtidos. “Com esse trabalho, podemos dizer que nossa potencialidade no Turismo se tornou infinita”, definiu. 

Quem participou do Fórum como ouvinte disse ter ficado satisfeito com a programação. Foi o caso de Estela Mara Rosa, presidente da Agência de Desenvolvimento das regiões Sul e Centro-Sul do Paraná (Adecsul). Vinda de Irati (PR), ela disse ter gostado da interação com diferentes agentes do Turismo, proporcionada pelo evento. “Saímos de eventos com muitas ideias para transmitir para nossos parceiros e colocar em prática na região em que atuamos”, destacou.

 

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Regional Leste: Antoniele Luciano - (41) 3035 5669 (41) 98874 4907
 

 

Tags: Sebrae/PR, Turismo MICE