Games for Business

Evento online promove negócios de games e economia criativa no Paraná

Com participação gratuita, atividades serão para desenvolvedores e empresas interessadas em metodologias de jogos

Para estimular os segmentos de jogos eletrônicos, de economia criativa e promover a aproximação com empresas tradicionais, o Sebrae/PR realizará, no dia 24 de outubro, o “Games for Business 2020”. Desenvolvedores de software, gamers, empreendedores de comércio e serviços, startups, negócios de base tecnológica, entre outros interessados no Paraná podem se inscrever no site do Sebrae/PR. A participação será gratuita. 

“A gamificação desperta gatilhos de estímulo e pode ser usada para engajar clientes e funcionários. O evento vai mostrar como a metodologia pode ser aplicada em ambiente empresarial e as oportunidades para quem pode prover a solução”, explica a consultora do Sebrae/PR, Patricia Santini. 

Com palestras, mesas-redondas e bate-papo no formato digital, o evento abordará temas como tecnologias, inovação, capitais criativo, cultural e intelectual, visando tanto o público que pode aderir a metodologias de jogos para aprimorar a gestão do negócio como profissionais e empresas que podem oferecer produtos e serviços na área. 

Dados do Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais 2018 apontam que existem no Brasil 375 empresas desenvolvedoras de jogos, sendo que 71% são microempresas. Patricia ressalta que além de evidenciar o potencial do mercado e apresentar possibilidades de negócios, o objetivo é aproximar os mercados. 

“O objetivo é que desenvolvedores de jogos e empresários de outros setores estejam em contato, aproveitando as oportunidades que podem surgir para os dois lados nessa troca”, avalia a consultora. 

Um dos palestrantes será Breno Carvalho, doutor em design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Carvalho, que tem atuado em áreas como indústrias criativas, branding, gamificação e Realidade Virtual, falará sobre “Jogos: uma ferramenta para resultados nos negócios”. 

André Lira, consultor de negócios e inovação nos setores criativos, apresentará aos participantes o tema “Aspectos gerais da economia criativa”. Ele publicou o guia “Negócios, Cultura e Criatividade: guia para empreender na economia criativa” e é CEO da Cultive. 

O professor e pesquisador de jogos digitais e analógicos, Leandro Dias, abordará o tema “A gamificação como estratégia aplicada nos treinamentos corporativos”. Ele é gestor do grupo temático Cidades Inteligentes junto à Associação Comercial e Industrial de Maringá e tem desenvolvido pesquisas sobre design, criatividade, gamificação e outros. 

“O crescente mercado dos jogos e esports e suas oportunidades” ficará por conta de Moacyr Alves Jr, consultor para empresas de games e entretenimento há 12 anos e sócio da Arcadia, empresa de eventos e conteúdo para esports (competições organizadas de jogos eletrônicos) no Brasil e em outros países. 

Já a produtora Milla Pasan, conselheira de Políticas Culturais em Artes Visuais de Maceió/AL, responderá: “Games e propriedade intelectual: dá match?”. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, ela publicou em 2019 o livro “Direitos de Autor para Artistas Visuais”. 

Fecha o time de palestrantes o economista, engenheiro de sistemas e especialista em e-commerce, Raúl Javales, que ministrará a palestra “Mundo digital, muito mais real do que você imagina”. Além dos palestrantes, as mesas-redondas contarão com o diretor executivo de Marketing e Vendas da Unicesumar, Bruno Rodrigues, e o game designer pela Oktagon Games, Matheus Funfas. 

As atividades serão realizadas das 14h às 18h, com intervalo. Inscrições e outras informações estão disponíveis no site do Sebrae/PR ou telefone (44) 3220-3474.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (44) 99882-1525 | (44) 98820-7083 | (41) 33305895 | (41) 992320502

www.twitter.com/sebrae_pr