Inovação

Workshop, em Curitiba, debate soluções para construção civil do futuro

Com inscrições gratuitas, Ideia Inbox terá palestras sobre cidades inteligentes, inteligência artificial e indústria 4.0

O nome do workshop é Ideia Inbox, mas a proposta aqui é pensar “fora da caixa” (ou out ofthe box, numa tradução literal). O evento organizado pelo Sebrae/PR e pela Mostra Container –grupo de arquitetos especializados nesse tipo de estrutura–busca ampliar o debate sobre novas formas de se pensar a construção civil, incluindo novos materiais e tecnologias.

O workshop será no dia 14 de agosto, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, reunirá pequenas empresas fornecedoras na capital paranaense. A programação conta com palestras sobre home staging (preparação de um imóvel para o mercado); indústria 4.0; cidades inteligentes; e contêineres.

“Hoje, o novo consumidor está mais exigente, busca uma obra mais inteligente, sustentável, com soluções diferenciadas em conforto térmico e acústico. As construções e reformas que inserem o uso de sensores, e a inteligência artificial nos projetos, conseguem atender diferentes públicos e demandas”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski.

A coordenadora geral da Mostra Container, Tatiana Hultmann, diz que há polos em que o uso de contêineres já é mais aceito e difundido, como São Paulo. “No Paraná, embora em crescimento, o setor ainda encontra resistência, mas o uso de contêineres é uma obra limpa, rápida, que não agride o meio ambiente – não tem consumo de água exagerado e não retira recursos da natureza”, destaca.

Abrindo mercados na crise

 

A crise na construção civil nos últimos anos não fechou as portas para a inovação. Pelo contrário: soluções mais eficientes ganharam espaço, inclusive para os pequenos negócios.  Um exemplo é a Carbonos do Brasil, de Curitiba (PR), que hoje tem parcerias até com multinacionais. Com crescimento de 15% no último ano, a companhia desenvolveu uma espécie de revestimento, a partir de resina vegetal, que serve como isolante térmico e acústico.

“Nos períodos quentes, oferecemos uma redução térmica de 68% dentro do ambiente. Nós fornecemos para um edifício em Salvador, em que a laje chega perto dos 70°C ao meio-dia. O concreto sofre muito com esse calor, com fissuração, dilatação. Nós conseguimos fazer a temperatura cair para 30°C. E aqui no Sul, temos o calor e o frio. Então, no inverno, o produto mantém a temperatura do ambiente, morna e agradável”, explica o diretor-presidente da empresa, José Orleans Peixoto Jr.

No caso dos contêineres, a solução cai como uma luva. “O grande problema de ficar confinado num espaço pequeno e metálico é a permanência do ar quente, e isso a gente elimina. Até mesmo as chuvas, que em um telhado metálico geramum barulho muito grande, o nosso material neutraliza”, acrescenta o empresário.

Adriana Kalinowski salienta que a maioria dos fornecedores no setor de casa e construção é formada por micro e pequenas empresas. E a aposta de hoje, durante a crise, pode significar crescimento no futuro. “Muitas dessas empresas desenvolveram novos materiais, novas soluções sustentáveis e conseguiram abrir novos mercados”, frisa.

Serviço:

Workshop Ideia Inbox

Data e horário: 14/08/2019 – a partir das 19h

Local: Sebrae/PR - Rua Caeté, 150, Padro Velho, Curitiba (PR)

Inscrições: as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Mostra Container

 

 
Contato para imprensa:
Flávio Bernardes – (41) 99910-2455 / 3035-5669
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895