Capacitação

Varejo Digital prepara pequenas empresas do sudoeste do Paraná para o e-commerce

A participação é gratuita e o programa do Sebrae/PR e Fecomércio PR tem parceria do Sindicomércio na região

Neste segundo semestre, uma nova ação do Sebrae/PR e Fecomércio PR teve início para auxiliar os empresários de micro e pequenas empresas a atuar no mercado digital, conectando clientes e ampliando vendas. Cinco módulos do Programa Varejo Digital já estão disponíveis para acesso na internet. O mais recente, Master Digital – O Marketing Descomplicado, foi lançado nesta quinta-feira (10). Os outros módulos são: Marketing e Promoção Digital; Finanças 360° - tudo o que você precisa saber; Protocolos de Retomada para o Comércio; e Do It Yourself – Aprenda a Filmar e Fotografar para a Internet. 

Os conteúdos são gratuitos e abertos a qualquer empresa do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Mais três módulos serão oferecidos até o final do ano (confira no final do texto). Os interessados podem acessar via internet (www.comunidadesebrae.com.br/courses). 

Ivonei Loregian, consultor do Sebrae/PR, detalha que os conteúdos são exibidos em videoaulas, com duração entre seis e 12 minutos. 

“É um programa com metodologia diferente, com temas tratados com leveza e que podem ser aplicados nos negócios, rapidamente. Os empreendedores podem seguir a sequência dos módulos ou escolher aqueles que mais despertam interesse. O que se recomenda é que acessem os oito módulos, para que possam entender a dinâmica do ‘novo normal’”, explica Ivonei. 

Rodrigo Schmidt, coordenador do Varejo Digital pela Fecomércio PR, ressalta que a pandemia acelerou os processos de digitalização no comércio varejista e que há necessidade de adaptação dos empresários à nova realidade. 

“Não há prazo para o fim da pandemia e é difícil prever o que acontecerá depois. Mas é certo que mudanças ocorrerão e a atuação no mercado digital é uma questão de sobrevivência para as empresas, dada a necessidade de vender seus produtos para equilibrar receitas e despesas.” 

Schmidt frisa que, além do Programa Varejo Digital, há outros cursos gratuitos disponíveis para as empresas, na plataforma da Comunidade Sebrae na internet, semanalmente. 

Para o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco, Ulisses, Piva, o Varejo Digital é mais uma contribuição do Sistema Fecomércio PR e do Sebrae/PR ao setor varejista. 

“Estamos atravessando um momento de turbulência e de muitas incertezas. Mas, é certo que os empreendedores precisam ter presença no comércio digital, divulgar produtos e fazer conexões com os consumidores pelas redes sociais. O Varejo Digital está à disposição, especialmente para os pequenos negócios”, completa Ulisses Piva.

 

Os módulos do Programa

Marketing e Promoção Digital (disponível)

Finanças 360° - tudo o que você precisa saber (disponível)

Protocolos de Retomada para o Comércio (disponível)

Do It Yourself – Aprenda a Filmar e Fotografar para a Internet (disponível)

Master Digital – O Marketing Descomplicado (disponível)

Experiência 4.0 – Como Encantar e Fidelizar Clientes (25/09)

Como Vender Online – Marketplaces e Redes de Comercialização Digital (05/10)

Operações e Logística para Venda Online (20/10)

 

Observação: as datas podem sofrer pequenas variações conforme a execução.

 

 
Contato para imprensa:
Antônio Menegatti - (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 / (41) 99232-0502