Arapongas

Congresso Nacional Moveleiro aborda transformação digital para inovar negócios

Evento acontece no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas. Sebrae/PR promove rodada de negócios com grandes players do setor

As potencialidades e desafios do setor moveleiro do País - com foco na transformação digital e inovação - marcam a 10ª edição do Congresso Nacional Moveleiro, que acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, na cidade de Arapongas, Norte do Paraná. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e tem a correalização do Sebrae/PR, que participará com a organização de um encontro de negócios com alguns dos principais players do setor. 

Entre diversas palestras, workshops e discussões acerca do segmento, a coordenadora estadual da Indústria do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, será uma das moderadoras de um painel digital voltado a empresários com o tema “transformação digital nas pequenas indústrias - um novo contexto de mercado”. Junto a ela, estará o consultor na IEC Partners, Jorge Biff Netto, que vai tratar “como a transformação digital pode influenciar a criação de uma marca”. O painel acontece no dia 5, das 10h15 às 13h. 

De acordo com Adriana, a temática deste ano se encaixa com as ações do Sebrae/PR, que atua com um ecossistema de inovação do setor intitulado Casa e Construção. “Começamos esse ecossistema identificando as lideranças locais, os potenciais de mercado e assim trabalhar em parceria com institutos tecnológicos. Mapeamos os potenciais de inovação e esse ano, por exemplo, levamos essas lideranças para o Salão do Móvel de Milão”, ilustra. 

Já o consultor e gestor do projeto de Móveis do Sebrae/PR em Arapongas, Rubens Negrão, ressalta as ações da entidade para fomentar negócios no congresso. O projeto Comprador Nacional vai colocar frente a frente para rodadas de negócios mais de uma dezena de grandes empresas nacionais para conhecer os produtos das indústrias de móveis de todo o Paraná. 

“Além de lojistas e redes varejistas, uma das novidades este ano é que estamos intensificando a busca por compradores de plataformas de e-commerce. Entre as empresas âncoras confirmadas, estão a Mobly e MadeiraMadeira, com atuação muito forte nas vendas online. A expectativa é que nos dias 4 e 5 de setembro em torno de 10 empresas âncoras por dia e pelo menos 30 empresas paranaenses participem das rodadas.” 

No ano passado, entre todas as rodadas de negócios, a movimentação financeira ultrapassou a marca dos R$ 7,3 milhões em vendas nos 12 meses posteriores ao evento. “As indústrias também precisam conhecer quais são as melhorias necessárias para atender esse novo mercado de e-commerce, especificando mais os produtos, os materiais dos móveis, como realizar a montagem, para atender esse novo consumidor. Empresas que estão investindo em melhorias de processo, automação da produção, vão sair na frente daquelas que ainda estão esperando para tomar decisões”, projeta Rubens. 

Paralelo ao Congresso, acontece a 2ª edição da MostraMóveis com a presença de 60 indústrias expositoras focadas em ampliar as possibilidades de vendas do setor varejista para o final de ano. Em 2018, a mostra movimentou US$ 3,5 milhões em negócios com oito países compradores. “O polo de Arapongas fabrica em torno de 10% dos móveis do País e o que mais gera empregos diretos para o setor. O Congresso traz discussões atuais com diversos atores da cadeias, que este ano terão participação ainda mais robusta no evento”, salienta o coordenador do Conselho Setorial Moveleiro da Fiep, Irineu Munhoz. 

Palestras 

A programação do Congresso, cujo tema é "Na era da transformação digital, os modelos de negócio e a inovação pelo significado na indústria moveleira", ainda conta com uma série de palestras, com destaque no primeiro dia para apresentador e empreendedor, Carlos Massa Ratinho, com o tema “a trajetória empreendedora e olhar para os negócios hoje” e encerra com o jornalista e mestre em Ciências Políticas, William Waack, abordando “a competitividade pela inovação dos significados como desafio para os próximos 20 anos”. 

As inscrições para o 10º Congresso Nacional Moveleiro devem ser feitas pelo aplicativo digital (“Congresso Moveleiro no Android ou iOS) ou pelo site www.congressomoveleiro.org.br. O Centro de Eventos Expoara fica localizado na Rua Guaratinguetá, 4.455,BR 369, km 181.

 

 

Contato para imprensa:
Victor Lopes - (43) 99915-3801
Adriano Oltramari – (41) 33305895 / (41) 992320502