InovAtiva Brasil

Startup que alia consumo com responsabilidade social é destaque

O Polen, atendida em programas do Sebrae/PR, destaca-se no cenário nacional de inovação

A startup curitibana O Polen, que oferta uma ferramenta para lojas virtuais com foco na  experiência do consumidor, aumento da conversão de vendas e geração recursos por diferentes causas sociais, acaba de ser reconhecida como Startup Destaque do InovAtiva Brasil 2018, programa de aceleração para negócios inovadores do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae Nacional. A empresa foi reconhecida durante o Bootcamp Nacional e o Demoday InovAtiva 2018.2, eventos de mentoria e apresentação de casos para investidores, que ocorreram de 8 a 10 de dezembro, em São Paulo. Das 83 participantes, 12 foram consideradas destaque. 

De acordo com Renata Chemin de Oliveira, CEO e cofundadora da startup, este foi um ano de “virada de chave” após a participação no ConectaPR Sebrae, quando venceram o desafio Sebrae Like a Boss. Nele, 20 startups do Paraná apresentaram seus produtos e serviços para uma banca avaliadora composta por especialistas e potenciais investidores. “O desafio nos permitiu conhecer diversas outras empresas inovadoras e realizar mentorias estratégicas. Ali, testamos um novo discurso de vendas e uma nova estratégia comercial que nos fez crescer exponencialmente desde então”, avalia. 

Time O Polen

A solução oferecida pela O Polen permite que e-commerces de pequeno e grande portes doem parte de suas vendas para instituições que estejam ligadas a causas que defendem seus posicionamentos. “O e-commerce escolhe as instituições que ele quer apoiar e, na hora de comprar, o consumidor escolhe qual instituição vai receber essa doação. As compras com doação têm uma conversão de vendas 12% maior do que uma compra sem doação e um abandono de carrinho 6% menor”, explica Renata. Hoje, a empresa atua com 150 e-commerces, que venderam, juntas, em 2018, R$ 4,5 milhões a mais após a aquisição da ferramenta, totalizando R$ 200 mil em doações. Para quantificar melhor, a cada R$ 1 doado pela empresa, são R$ 23 a mais em vendas. 

Segundo Rafael Tortato, consultor do Sebrae/PR, trata-se de uma empresa que já vem sendo acompanhada desde 2013 pelainstituição, e o seu reconhecimento como uma das melhores startups do Brasil pela InovAtiva reflete no trabalho do Sebrae/PR. “É um exemplo concreto dos programas que o Sebrae/PR realiza com as startups, desde a sua fase inicial até a sua etapa de aceleração”, resume. 

“Participamos há anos dos programas do Sebrae/PR, mas são três que realmente nos chamam atenção: o Startup Pirates, em 2013, de onde nasceu algo que veio a se tornar O Polen, onde tivemos as primeiras ferramentas para criar a empresa; o Programa de Operação, no qual acontece a validação da ideia com clientes e atração de investimentos; e o ConectaPR, onde vencemos o desafio Like a Boss, em 2018”, enumera Renata. 

Ainda de acordo com a CEO da startup, não existem casos de startups bem-sucedidas que atuam com marketing de causa no Brasil. “Isso faz com que seja um mercadoextremamente desafiador, e o Sebrae/PR ajudou a passar por todas as fases importantes da O Polen, do início à maturação do negócio”, finaliza.

 

Contato para imprensa:
Yrit Sitnik - (41) 98814-0721| (41) 3035-5669
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br

 

 

Tags: Sebrae/PR, Startup PR