Londrina

Primeiro Hackathon de Economia Criativa será lançado no dia 12 de agosto

Iniciativa é organizada pelo Comitê de Economia Criativa e os APLs de Audiovisual e TI

Idealizado durante os estudos do Fórum Desenvolve Londrina, o 1º Hackathon de Economia Criativa será lançado na próxima segunda-feira, dia 12, às 19h, no auditório do Sebrae/PR.  No evento serão apresentados os desafios propostos pelo Hackathon, o funcionamento da metodologia e dados sobre o crescimento ordenado da Economia Criativa. A iniciativa é organizada pelo Comitê de Economia Criativa e os APLs de Audiovisual e TI.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, detalha que para determinar o tema do hackathon foi organizada uma oficina que mapeou os desafios e oportunidades para o setor em Londrina. “Participaram representantes do setor da cultura, empresários e representantes de entidades. A conclusão que eles chegaram será apresentada no evento de lançamento, na próxima segunda-feira”, diz.

A consultora afirma que o Hackathon virá para estimular que soluções sejam desenvolvidas para o segmento. “Estamos vivendo um período de enxergar o futuro e agir no presente. Diversos processos estão estabelecidos, ferramentas tecnológicas estão ao alcance de todos, a Economia Criativa é chave para a reinvenção e geração de novas oportunidades”, assegura.

O setor vive um período de expansão no país. Segundo a consultoria PwC, que ajudou a identificar o ambiente em Londrina, o segmento é responsável por 2,6% do PIB brasileiro e gera um milhão de empregos e R$ 10 bilhões de impostos.

“No passado esta área era vista como algo governamental e hoje está migrando para o setor de negócios. O design cada vez mais valorizado e a gastronomia em alta são exemplos disso. A Economia Criativa é uma grande plataforma de negócios onde, por meio da criatividade e inovação, as áreas são interligadas e geram emprego e renda”, frisa Liciana.

Caio Cesaro, secretário de Cultura de Londrina e presidente do Comitê de Economia Criativa, destaca o grande potencial da cidade para o fortalecimento de empresas, eventos e ações conectadas ao setor. “Temos presente no município a diversidade de etnias que resulta em criatividade fruto de diferentes referências culturais. Também somos um polo em startups. Todas estas são condições para que novidades e soluções resultem deste evento”, acredita o secretário.

“Vemos como exemplo os países desenvolvidos que perceberam esta tendência e fortaleceram seus rendimentos e empregos com o fomento criativo da cultura e do turismo”, diz Cesaro.

Lançamento

O evento de lançamento contará também com a participação de Ana Carla Fonseca, referência nacional em economia criativa, cidades criativas, negócios e desenvolvimento. Mestre em Administração Pública, economista e doutora em Urbanismo, professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em economia, cultura e cidades.

O 1º Hackathon de Economia Criativa acontecerá nos dias 13 a 15 de setembro. E a premiação será no dia 16, durante a programação do Ecotic.

 

Contato para imprensa:
Camila Cabau - (44) 99944-6418 / (43) 98808-2598
Adriano Oltramari – (41) 33305895