Cascavel

Hackathon Show Rural Digital premia equipes vencedoras

Em dois dias, times inscritos desenvolveram soluções para desafios do agronegócio

Após uma maratona de trabalho foi revelado na manhã desta quarta-feira (6), o resultado do 1º Hackathon Show Rural Digital, que ocorreu nos dias 4 e 5, durante a 31ª edição do Show Rural, realizado em Cascavel, na região oeste do Paraná. Com o tema “A tecnologia e inovação como fatores de desenvolvimento de produtividades sustentável do agronegócio”, a iniciativa reuniu dez equipes formadas por designers, programadores, agricultores, cooperados da Coopavel e profissionais da área para solucionar alguns dos problemas mais comuns do agronegócio. 

Os desafios propostos englobaram áreas como logística, apicultura, alimentos e bebidas, agricultura familiar, avicultura, gado de corte e planejamento financeiro. A equipe vencedora, batizada de Avetop, encarou o desafio da avicultura e criou uma solução chamada InfoAves para um problema comum no segmento: a medição da quantidade de ração armazenada nos silos. 

“É quase impossível para o produtor ter uma noção exata do que o silo está armazenando. Pensando nisso, desenvolvemos um protótipo com uma placa de computador, uma câmera e um ‘case’ para o objeto. A ideia é colocar o equipamento dentro do silo e de lá ele vai registrar uma imagem, revelando a quantidade e o volume de ração disponível. Isso facilita o monitoramento do estoque e a gestão de recursos”, explica Rafael Martins, membro da equipe Avetop. 

Com a premiação, a equipe ganhou uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. “A experiência que a viagem trará é incrível. Poucas pessoas têm essa oportunidade de contato direto com as empresas mais inovadoras do mundo. Vamos aproveitar ao máximo”, diz Luiz Henrique de Oliveira, da Avetop.

Além da campeã Avetop, as equipes AgroFamily e QG Agro foram classificadas em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A AgroFamily criou uma plataforma que conecta produtores rurais da agricultura familiar com o consumidor final, oportunizando a divulgação e comercialização de produtos. Já a QG Agro desenvolveu a Infosafra, uma ferramenta digital que reúne em um só lugar as informações pertinentes à safra, cultivo, produtividade, cotações e diário de produção, a fim de facilitar a comunicação entre cooperativas, instituições financeiras e produtor rural. 

Para casa, além da ideia inovadora projetada durante o Hackathon, os membros também levaram prêmios em dinheiro e vouchers para participação em todos os eventos de pré-incubação e pré-aceleração promovidos pelo Sebrae/PR e Acic Labs. 

Saldo positivo

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, o evento atendeu sua proposta de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. “O Hackathon é uma maratona que leva o participante ao estresse e à necessidade de dar o melhor de si para o projeto. O que nós vimos aqui foram ideias que se destacaram, principalmente, pela capacidade de gerar resultados na economia. Propostas inovadoras, novos talentos empreendedores e como resultado, pretendemos apoiar essas equipes para que as ideias se tornem negócios de verdade”, destaca. 

O diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destaca que o Hackathon foi uma grande oportunidade para que novos empreendedores do agronegócio garantam o seu espaço na história. “É interessante pensar que nenhum outro evento da área traz uma união tão grande com o universo digital. Esses participantes da primeira edição da maratona vão marcar época! Eles pensaram grande, foram ousados e o resultado foi muito positivo não só para os vencedores, mas para todos os que tiveram a coragem de abdicar de uma noite de sono para enfrentar os desafios propostos”, avalia. 

Participaram da maratona 50 pessoas, que se dividiram em dez times. As equipes Gatak, Agro+, Touro Ferdinando, Digital AGRO, Avetop, QG Agro, Agrofamily, Agrotech, West Software e Top Agro tiveram dois dias para elaborar projetos e projetar ideias. Durante toda a maratona, os participantes tiveram mentorias e ouviram opiniões de visitantes e expositores do Show Rural Coopavel. A iniciativa fez parte da programação do Show Rural Digital, promovido pela Coopavel em conjunto com Sebrae/PR, Fiep, Acic Labs, Sindicato Rural de Cascavel e outras entidades e empresas parceiras.

 

 

Contato para imprensa:
Camila Agner - (45) 99964-4457 | (45) 98801-2920
 Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 

Tags: Sebrae/PR