Revitalização

Decreto autoriza implantação de parklets na região central de Cascavel

Iniciativa integra o Plano de Reurbanização da Região Central do Município do oeste do Paraná

Foi assinado na última sexta-feira (25), o decreto nº 14.547, que regulamenta o Plano de Reurbanização da Região Central do Município de Cascavel. O documento define diretrizes para o uso e conservação do espaço público em trechos da avenida Brasil e das ruas Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Recife e Minas Gerais, entre as ruas Antônio Alves Massaneiro e Sete de Setembro. 

O projeto foi desenvolvido pela Governança do Projeto de Revitalização do Comércio do Centro de Cascavel, constituído por empresários e mais de 20 entidades, entre elas a Fecomércio PR, o Sebrae/PR e a Prefeitura Municipal. O objetivo é melhorar a estrutura central de Cascavel e, assim, promover ações que façam a população utilizar mais o espaço para convivência, compras e lazer. 

“Essa iniciativa é importante porque vai gerar fluxo no comércio, incentiva o desenvolvimento econômico local e mantém o dinheiro circulando no município. Por isso, a Prefeitura, Sebrae/PR e Fecomércio PR têm essa parceria. Nós treinamos o empresário e o colaborador dentro do estabelecimento e a Prefeitura promove ações que melhoram o ambiente comercial e empresarial do município”, destaca o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva. 

Para o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, o decreto oficializa uma série de ações programadas para promover avanços. “É um documento que materializa o trabalho de pessoas e entidades que, de forma conjunta, atuam para fortalecer o comércio de Cascavel e gerar emprego e renda no município”, avalia Stein. 

O decreto, por exemplo, especifica sobre a implantação de Parklets, que funcionam como extensões temporárias das calçadas e servem como espaços de convivência.  “Ambientes assim vão fazer com que a cidade fique mais bonita, motivando a população a sentir que o espaço público é um bem de todos. Além disso, vai valorizar o imóvel e a empresa parceira também vai ganhar seu destaque. É uma iniciativa que faz com que as pessoas se sintam mais parte da cidade”, explica o prefeito Leonaldo Paranhos. 

A empresária Isabela Basso, que compõe o Projeto de Revitalização do Centro Comercial de Cascavel, acredita que com as mudanças propostas o centro da cidade tende a ficar mais movimentado. “Tendo um centro bem estruturado e receptivo para a população em geral, a demanda do comércio aumenta e as vendas podem melhorar, motivando o empresário e contribuindo para o crescimento de Cascavel”, observa. 

Os parklets poderão ser instalados em espaços de 01 ou 02 vagas de estacionamento, pelo prazo de seis meses a dois anos, podendo ser prorrogado. O decreto determina que os espaços sejam destinados a lazer, recreação e promoção da convivência da comunidade, estimulando o uso de espaços públicos, fomentando manifestações culturais, artísticas e outras atividades, transformando o centro de Cascavel num shopping a céu aberto. No decreto, estão previstas as questões de acessibilidade, higienização, monitoramento, segurança e fomento destes espaços.

 

 

Tags: Revitalização de espaços comerciais, Sebrae/PR